Banca de DEFESA: LÍDIA RAMOS DO NASCIMENTO

DISCENTE: LÍDIA RAMOS DO NASCIMENTO
DATA: 24/07/2023
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: PROMOVENDO O INTERESSE PELA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A HISTÓRIA DO TEATRO SÃO JOÃO DA BAHIA (1812-19230) COMO ELEMENTO MEDIADOR
PALAVRAS-CHAVES: Teatro São João da Bahia; Educação Patrimonial; Ensino de História; Memória; Interesse
ÁREA: História

A pesquisa dissertativa na área do Ensino de História apresenta uma discussão sobre a promoção do interesse pela aprendizagem histórica dos alunos do Ensino Médio à partir da história do Teatro São João da Bahia (1812-1923), enquanto elemento mediador e objeto de investigação para um maior aprofundamento no estudo da história local, da memória e da identidade na vertente dos estudos sobre o patrimônio cultural em Salvador. Diante do quadro de desmotivação antes e durante a pandemia da Covid19 (2020-2021) me inquietava a seguinte questão: “Como aumentar o interesse dos alunos pela disciplina História no Ensino Médio?” Como objetivos específicos do trabalho, elenquei: 1. Diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos do Colégio Estadual Rotary, sobre a história urbana de Salvador e seus teatros; 2. Identificar e selecionar episódios da história do Teatro São João, da Bahia, relacionados à história local; 3. Construir narrativas sobre o Teatro São João da Bahia que expliquem e motivem seu estudo a partir da concepção de patrimônio cultural; 4. Elaborar sequências didáticas com o emprego de fatos da história do Teatro São João da Bahia; 5. Aplicar o Workshop online sobre o Teatro São João, de modo a potencializar o sentimento de pertença dos alunos pelo local onde moram e, assim, ampliar o valor de aprendizagem histórica nas suas vidas; 6. Avaliar os resultados pedagógicos da aplicação (dificuldades e avanços); 7. Criar um Manual de Educação Patrimonial para a aplicação do Workshop sobre o Teatro São João. O norteamento teórico foi dado pela leitura de autores como Silio Boccanera, Saas e Liba, Rusen, Maria Auxiliadora Schmidt e Cainelli, Paul Ricoeur, Áurea Pinheiro, Sandra Pelegrini, Jacqueline Zarbato e Janaina Mello, dentre outros. A metodologia deste trabalho dividiu-se em duas vertentes, tendo em vista sua concepção teórica e prática. Foram realizados levantamento de dados bibliográficos em várias bases de dados, submetidos aos procedimentos analíticos conforme Bardin (2011). Adotou-se procedimentos metodológicos quali-quantitativos a partir de questionários estruturados aplicados aos alunos do Ensino Médio e analisados em seus dados estatísticos. Na parte prática planejamento dialógico, as sequências didáticas com a seleção do material imagético, audiovisual e aplicar as atividades de Educação Patrimonial no formato de um Workshop online, via plataforma Google Meet, aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Rotary, Salvador – BA. Como produtos, apresentou-se um Manual de Educação Patrimonial com um roteiro de replicação deste para os professores da Educação Básica que assim desejarem fazê-lo, um site e um Diário de Bordo das atividades realizadas.

Presidente - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - Áurea da Paz Pinheiro
Externo à Instituição - Cleide de Lima Chaves