Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIANE METODIO DOS SANTOS
DATA: 07/06/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: Sila e Maria Bonita como símbolos de resistência: duas biografias para ressignificação da História das Mulheres no Ensino de História
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, História das Mulheres, Biografias
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
A produção dessa pesquisa tem foco na lacuna historiográfica existente sobre a História das Mulheres, devido ao silenciamento da sociedade patriarcal bem como nas dificuldades que os professores (as) possuem em abordar essa temática em sala de aula. Diante disso, o objetivo geral trabalho é empregar as biografias de Maria Bonita e Sila, participantes do movimento Cangaço, como ferramenta de ensino para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, visando à ressignificação da história das mulheres em sala de aula e o empoderamento feminino das alunas de modo a contribuir para transpor as barreiras do patriarcado. Para isso, em um primeiro momento realizamos uma revisão de literatura sobre o uso de biografias em sala de aula e entre os teóricos para fundamentação desse projeto utilizamos: Rui Facó (1963), Cristina Wolf (2015). Michele Perrot (2005, 1989), Losandro Tedeschi (2015), Ana Veiga (2007, Joice Berth (2019) e sobre o conceito de patriarcado Saffioti (2004) e Cunha (2014).