Banca de DEFESA: MAURO FIRME DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: MAURO FIRME DA SILVA JUNIOR
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: História e Imagem: o uso de cartuns no combate à desigualdade racial no Brasil (2008-2014)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, consciência histórica, imagem, cartum, desigualdade, racial.
ÁREA: História

O Brasil é um país multicultural, marcado por uma diversidade étnica e racial, que impressiona, sejam os próprios brasileiros como também o resto do mundo. Essa multiplicidade cultural ocorre graças à presença de povos com diferentes origens e culturas que ao longo de nossa história para cá vieram e construíram a sociedade brasileira, no entanto, isso não significa que esses diferentes grupos tiveram ou têm as mesmas oportunidades, recebem tratamento igual ou equivalente, ou têm seus direitos garantidos e respeitados de modo justo, isso fica mais claro quando analisamos dados oficiais e de pesquisas sobre as condições de vida dos afro-brasileiros. Mesmo se tratando de uma realidade tão presente e clara, essa situação tem sido bastante questionada, relativizada e até mesmo negada por muitos brasileiros, inclusive por autoridades. Por isso o presente trabalho é fruto de inquietações que giram em torno de um problema grave que afeta os afro-brasileiros, a desigualdade racial, fato com fortes ligações com a escravidão de africanos e seus descentes, que em nosso país durou 349 anos, consequentemente deixando profundas marcas, mesmo depois de 132 anos de sua abolição. Nesse cenário a História e os professores da educação básica devem estimular a reflexão sobre o tema, e assim desnaturalizar e combater essa realidade ainda tão presente. Dessa forma, o que pretendemos é fazer com que os estudantes compreendam a desigualdade racial negra no Brasil como um fenômeno resultante de um processo social e histórico, além de desenvolver a consciência histórica, utilizando imagens que discutem essa temática. As imagens escolhidas em questão são os cartuns do artista polonês Pawel Kuczynski, nos quais o autor tem abordado entre vários temas o racismo, o preconceito, a discriminação e a desigualdade racial, problemas que marcam gravemente a realidade do nosso país, consequentemente sendo de grande debate na sociedade brasileira. Como resultado de nossa pesquisa e pensando em atingir esses objetivos, nos propomos a desenvolver um manual didático para professores de História da educação básica, que contarão com a presença de quatro sequências didáticas, em que se utilizará de quatro cartuns, uma imagem para cada sequência, explorando o potencial das obras do cartunista Pawel Kuczynski, como fonte histórica e recurso didático. Dessas quatro obras, três foram produzidos no ano de 2008 e, um produzido em 2014. A nossa pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico; aplicamos um processo metodológico de caráter qualitativo, pois não buscamos resultados numéricos, de natureza exploratória, a pesquisa irá proporcionar maiores informações sobre o tema em questão, que poderão ser utilizados para futuras pesquisas.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA