Banca de DEFESA: JOELMA SANTOS FRANCA

DATA: 23/07/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO USO DE IMAGENS EM AULAS OFICINAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, aprendizagem histórica, saberes e práticas no espaço escolar, Aula Oficina, Imagens
ÁREA: História

Esta pesquisa versa sobre a importância de Ensinar História com vista para o desenvolvimento do pensamento histórico e da formação da consciência histórica nos alunos em contexto de escolarização. Dessa forma, este estudo intenta propor uma metodologia de Ensino de História, embasada na Educação Histórica, com sugestões de Aulas–Oficinas, para inspirar professores de História que estejam interessados em trabalhar com novas estratégias didáticas com seus alunos, de forma mais dinâmica e participativa. Este modelo de ensino é um contraponto ao formato de aula onde o professor é o centro do processo, pautado em métodos mnemônicos de uma história factual, linear e positiva, que foi hegemônica no século XIX e ainda hoje exerce influência nas práticas docentes desenvolvidas em grande parte das escolas deste País. A abordagem escolhida para essa investigação, apropria-se dos pressupostos metodológicos da Aula Oficina desenvolvida pela professora portuguesa Isabel Barca, que sugere os seguintes passos para sua aplicação: Primeiro o levantamento das ideias prévias dos alunos, em seguida esses dados devem ser categorizados e analisados pelo professor. O terceiro passo é a problematização dos conteúdos junto aos alunos, e na sequência ocorre a intervenção pedagógica do professor, onde devem ser utilizadas fontes históricas, com o objetivo de alterar as ideias prévias dos alunos. Em seguida, os discentes devem produzir uma narrativa sobre o conhecimento construído nesse processo que será usada como instrumento de metacoginição, com o objetivo de observar se houve ou não progressão das ideias históricas dos alunos. Ao desenvolver essa metodologia, procuramos refletir sobre a relação entre a aplicação dessas Aulas Oficinas com a utilização de imagens como fontes históricas e o desenvolvimento da consciência histórica nos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, onde constatamos um excelente resultado final com relação a progressão das ideias históricas dos estudantes pesquisados.

Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Externo à Instituição - ROSEMEIRE MARCEDO COSTA

Notícia cadastrada em: 03/07/2018 16:21