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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA SILVA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA SILVA DE JESUS
DATA: 20/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 302, did. 7
TÍTULO: SAFI FAYE E MATI DIOP: PROCESSOS DE CRIAÇÃO NARRATIVA NO CINEMA SENEGALÊS FEMININO
PALAVRAS-CHAVES: Narrativa Cinematográfica; Processos de Criação; Cinemas Africanos.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:

Uma investigação buscando maneiras de se construirnarrativas sergipanas através da arte cinematográficavai de encontro à criação de duas artistas senegalesas:Safi Faye e Mati Diop. O projeto parte de uma análisecrítica acerca de manuais clássicos de roteiro como osescritos por Mckee (2006) e Field (2001) que, apesarde trazerem informações relevantes sobre elementosnarrativos, estão muito voltados para o cinemaindustrial estadunidense, um contexto de produção quenão se aplica ao sergipano já que não há no estadouma indústria cinematográfica similar à hollywoodiana.É adotada então a metodologia de estudo dosprocessos de criação artística como proposta por Salles(1999) e (2010), focando na observação de práticasadotadas por roteiristas em contextos de criação maissimilares ao sergipano ou que possam proverinformações com potencial de serem aplicadas nacriação artística do estado. Após dois anos estudandoartistas dentro do recorte latino e brasileiro empesquisas anteriores, este atual projeto se propõe aexpandir o recorte para o sul global, voltando-se paraos territórios africanos com foco na criação feminina apartir de Ellerson (2009-2023) e Sacramento (2016) e(2019) especificando em dois casos do cinemasenegalês: Safi Faye (1943-2023) e Mati Diop (1982-).Safi Faye está presente nas primeiras gerações decineastas do continente africano, cursou a carreiraacadêmica em etnologia, ao passo que desenvolviatambém estudos e práticas com a linguagemcinematográfica. O filme Kaddu Beykat (1976), criadoao longo de seu doutorado, registra em forma dedocumentário a vila ancestral de Safi, Fad’jal, na zona
rural de Senegal. Esse contexto rural também se fazpresente em suas obras posteriores, no entanto amaneira como esse território é registrado se modificacom o tempo, chegando a obras que realizam essafunção através da ficção, como em Mossane (1996).Mati Diop nasce em França, na diáspora de sua família,e retorna a Senegal buscando criar obras fílmicas sobresua ancestralidade e processos de migração territorial.Mati realiza alguns filmes em Dacar, capital litorânea dopaís, registrando fenômenos históricos sob aperspectiva da juventude senegalesa como emAtlantiques (2009) e Atlantique (2019). Mati performaum movimento similar ao de Safi na forma como migrado documentário para a ficção entre as duas obras. Apartir dos dados levantados acerca dos processos decriação dessas artistas, são projetadas obras com afinalidade de por esse conhecimento em prática, projetoesse que já se desenvolvia nos estágios anteriores dapesquisa. Retorna-se então para o TCC dapesquisadora, Longa memória do nosso territóriofamiliar (2022), e um novo projeto prático é elaboradovisando registrar, de maneira diversa, experiências deuma periferia rural na cidade Estância-SE: o bairro Alecrim.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692380 - ANA ANGELA FARIAS GOMES
Interno - 2433702 - MARCOS RIBEIRO DE MELO
Externo ao Programa - 3360544 - KÊNIA CARDOSO VILAÇA DE FREITAS

Notícia cadastrada em: 18/10/2023 09:07
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