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ESTER MARIA SILVA ROSENDO
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O SOM NO CINEMA EXPERIMENTAL DE TORQUATO JOEL: ANÁLISE
SONORA DE ESTES (2013)
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Orientador : MARIA BEATRIZ COLUCCI
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Data: 30/11/2023
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Dissertação
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Essa pesquisa investiga a relevância do som na proposta estética e narrativa dodocumentário experimental estes (2013), realizado pelo cineasta Torquato Joel. Oestudo parte de uma contextualização acerca do cinema paraibano e do cinemaexperimental brasileiro contemporâneo, para situar a filmografia do cineasta, emdiálogo com os conceitos de Michel Chion (2008). A análise da sonoridadedestacou elementos tais como: experimentalismo, construção de identidade erepresentação cultural, que evidenciaram a potência estética e política da obra.
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KLAUDY TELES GONÇALVES
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Cinema negro nacional: da representação à representatividade.
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Orientador : LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
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Data: 30/10/2023
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Dissertação
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Esse trabalho procura apresentar um panorama do cinema negro nacional, evidenciando que o seu surgimento resulta de uma longa luta do povo negro por representatividade. Para tanto, mostraremos como a imagem do povo negro, reificada pelos europeus colonizadores, foi ratificada pelo cinema nacional por décadas e como o povo negro, em contraponto, foi abrindo espaço em busca de autorrepresentação. Apontaremos, também, como o surgimento de editais públicos com recorte racial está sendo determinante para o fortalecimento do cinema negro nacional, permitindo o surgimento de novos roteiristas, atores, diretores, produtores e técnicos e a consequente construção de um novo discurso sobre os corpos negros tendo as pessoas negras como protagonistas das próprias histórias. Falaremos, ainda, da importância dos editais públicos para o fortalecimento do que chamo de Cinema Negra, feito sob o olhar da mulher negra como sujeito que não se sujeita. O cinema negro nacional é, em verdade, uma conquista das pessoas negras em busca de sua (re)humanização.
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ANDERSON CUNHA DE ARAUJO
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A AIDS no cinema estadunidense dos 80 e 90 do século XX
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Orientador : RENATO IZIDORO DA SILVA
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Data: 31/08/2023
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Dissertação
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Trata-se de uma dissertação sobre atemática da AIDS no cinemaestunidense com base em umlevantamento e na categorização dosfilmes lançados no período inicial dapandemia da AIDS nos EstadosUnidos nas décadas de 1980 e 1990.Realizamos uma pesquisaexploratória que resultou nomapeamento e no resgate de obrascuja distribuição e o potencialcomercial foram negligenciados pelointeresse das distribuidoras; muitasdessas obras sequer tiveramlançamento em DVD no Brasil. Ointeresse na pandemia de AIDS e aeventual divulgação dessas obras emcinema e locadoras de VHS e DVDda época foi um fenômeno restrito aoperíodo estudado, apesar dapandemia ter se mantido até dos diasatuais. O interesse atual do cinemaestadunidense parece ser o deresgatar esses primeiros anos numarevisão crítica contemporânea. Comonossa análise dissertativa foca noperíodo estabelecido entre asdécadas já citadas, de imediatopercebemos uma relevantesequencia de mudanças no perfilsociológico dos protagonistas dastramas filmicas. Ressaltou aos olhostambém as transformaçõesnarrativas acerca das dificuldades de tratamento e da luta dos movimentossociais organizados LGBTS. Nestetexto apresentamos brevementealguns aspectos centrais dessanossa percepção em duas obrascinematográficas emblemáticas doperíodo.
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PEDRO DE BARROS NUNES COSTA
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CINEMA, ARQUITETURA E PATRIMÔNIO: AQUARIUS E A MEMÓRIA COMO RESISTÊNCIA
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Orientador : HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR
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Data: 31/08/2023
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Dissertação
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A interseção entre o cinema e a arquitetura oferece uma lente ímpar para compreender os desafios urbanos contemporâneos, especialmente atreladas com relação à preservação do patrimônio. O cenário urbano enfrenta uma crescente perda de elementos arquitetônicos e culturais ao longo do tempo. Ao ser introduzido ao âmbito da memória social e dos lugares de memória, apoiados por argumentos de autores como Maurice Halbwachs e Pierre Nora, deparamo-nos com um elemento central para a racionalização do patrimônio como elemento de lugar de memória e de necessária preservação. Foi apresentada uma análise do filme Aquarius (2016), dirigido por Kleber Mendonça Filho. O filme se torna um estudo de caso primordial, investigando a relação entre patrimônio e memória afetiva através da experiência da personagem Clara e seu vínculo emocional com o edifício Aquarius. Através dessa análise, buscou-se discernir se o filme aborda questões de preservação do patrimônio e como isso influencia a construção de uma memória afetiva e social marcada pela resistência. A metodologia adotada compreende uma abordagem analítica e interpretativa, que se manifesta através de uma análise poética do filme, focalizando cenas que explicitamente ou implicitamente refletem as complexidades relacionadas à preservação patrimonial e os desafios urbanos contemporâneos. Essas cenas são analisadas à luz de conceitos como globalização, especulação imobiliária e arquitetura do medo, evidenciando seus impactos na estruturação da cidade e na preservação da memória e do patrimônio. Ao adotar uma abordagem poética do filme, este trabalho revela como as representações cinematográficas podem influenciar o entendimento público sobre essas questões. A análise do filme revela a importância de valorizar lugares de memória relevantes socialmente e a necessidade de resistir à degradação do patrimônio cultural. Ao final do trabalho, os resultados indicam que Aquarius desempenha um papel significativo na promoção da consciência sobre a preservação do patrimônio, especialmente ao conectar elementos arquitetônicos com memórias pessoais e coletivas. Assim, esse estudo se alinha ao seu objetivo geral ao explorar como Aquarius contribui para a construção de uma memória afetiva e social relacionada à resistência e à preservação do patrimônio.social marcada pela resistência. Ametodologia adotada compreendeuma abordagem analítica einterpretativa, que se manifestaatravés de uma análise poética dofilme, focalizando cenas queexplicitamente ou implicitamenterefletem as complexidadesrelacionadas à preservaçãopatrimonial e os desafios urbanoscontemporâneos. Essas cenas sãoanalisadas à luz de conceitos comoglobalização, especulação imobiliáriae arquitetura do medo, evidenciandoseus impactos na estruturação dacidade e na preservação da memóriae do patrimônio. Ao adotar umaabordagem poética do filme, estetrabalho revela como asrepresentações cinematográficaspodem influenciar o entendimentopúblico sobre essas questões. Aanálise do filme revela a importânciade valorizar lugares de memóriarelevantes socialmente e anecessidade de resistir à degradaçãodo patrimônio cultural. Ao final dotrabalho, os resultados indicam queAquarius desempenha um papelsignificativo na promoção daconsciência sobre a preservação dopatrimônio, especialmente aoconectar elementos arquitetônicoscom memórias pessoais e coletivas.Assim, esse estudo se alinha ao seuobjetivo geral ao explorar comoAquarius contribui para a construçãode uma memória afetiva e socialrelacionada à resistência e àpreservação do patrimônio.
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LUCIANA RENATA SANTANA DINIZ
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Bacurau e o Museu-Vivo: Artefatos de Resistência a partir das Memórias Coletiva e Social
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Orientador : HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR
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Data: 31/08/2023
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Dissertação
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O presente trabalho explana os diversos tipos de memórias que permeiam uma sociedade e reforça a importância dos monumentos terem significado na construção da memória coletiva de uma comunidade. Este estudo analisa de que forma os artefatos do Museu Histórico da obra filmíca de “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, se materializaram e se tornaram símbolo de resistência aos ataques de um grupo de extermínio americano, contratado pelo prefeito, para extiguir a mémoria dos bacurauenses. O objetivo da pesquisa foi compreender a memória, enquanto marca essencial das sociedades, representada no filme “Bacurau” em meio às tensões postas na preservação da vida do povoado e dos seus cidadãos. A metodologia utilizada no trabalho foi a análise fílmica de som e imagem, avaliando cenas específicas que revelam cidadãos que resistem e demonstram que as memórias do Museu Vivo de Bacurau foram um artefato de sobrevivência literal daquele povo.
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VANDERLÉA DA SILVA CARDOSO
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A POÉTICA NOS DOCUMENTÁRIOS MUSICAIS DE BÁRBARA WAGNER E BENJAMIN DE BURCA
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Orientador : RENATO IZIDORO DA SILVA
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Data: 30/08/2023
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Dissertação
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O som de um filme é capaz de defini-lo como documentário musical?Desde o início do trabalho fotográficode Bárbara Wagner (BW), subverteras convenções técnicas da fotografiacom o uso do flash e documentar oencontro entre o popular e o pop,entre o estético e o político sãoescolhas geradoras que demarcamsua poética e inserção no campo daarte contemporânea, com destaquepara a série fotográfica “BrasíliaTeimosa” (2005-2007). Os termos“artista como etnógrafo”, cunhado porHal Foster e “o autor como produtor”de Walter Benjamin são referenciaisteórico-conceituais importantes paraolhar a prática dessa artistabrasileira, a qual completa umadécada de trabalho em cinema com oartista alemão Benjamin de Burca(BdB). A parceria na produção defilmes e videoinstalações quedocumentam o som e à cena dacidade de Recife/PE é o recorte quea pesquisa perfaz para investigar apoética cinematográfica da dupla epropor um debate acerca do gênerodocumentário musical. Nessecontexto, para provocar um poucomais: seria o som que o define apoética?
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ARIANI DOS SANTOS FONTES
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Double indemnity: um estudo sobre a ficção noir a partir de uma perspectiva intersemiótica
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Orientador : CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
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Data: 28/08/2023
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Dissertação
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Esta dissertação parte do texto literário comobase para o diálogo da literatura com o cinema,ao apresentar, à luz dos pressupostos deJakobson (2000), Ismail Xavier (2003), SusanBassnett (2003), Julio Plaza (2010) e LindaHutcheon (2013), um estudo comparativoentre os signos literário e cinematográfico,tendo em vista o processo de adaptação comouma (re)textualização criativa e autônomaentre mídias diferentes, por meio da análise de“Indenização em Dobro”, do jornalista JamesM. Cain, e de sua adaptação “Pacto deSangue” (1944), dirigida por Billy Wilder,cujos títulos originais em inglês sãohomônimos – “Double Indeminity”. Paratanto, o trabalho organiza-se em quatrocapítulos, discutindo questões diversas,porém, que se entrelaçam para a defesa de ummesmo ponto de vista, a saber, a ficção noir,enquanto um fenômeno cultural transgressor,que carrega em seu cerne a intermidialidade.Para tal fim, o primeiro capítulo traz umabreve exposição sobre a noção de gênerodiscursivo (BAKHTIN, 2010; TODOROV,2018), seguida de um esclarecimento teórico arespeito do gênero policial, a começar por suaorigem, serializada em folhetins, com EdgarAllan Poe, que fundou a escola de enigma(ALBUQUERQUE, 1979; GUBERN, 1988;BOILEAU-NARCEJAC, 1991;GIARDINELLI, 2013). Por conseguinte,discute-se o romance noir americano,enquanto uma subcategoria policial que surgiu nos Estados Unidos em revistas de emoçãoentre as décadas de 1920 e 1930, com asnarrativas de crime protagonizadas, em umprimeiro momento por detetives hard-boiledcomo Samuel Spade, de Dashiell Hammet, ePhilip Marlowe, de Raymond Chandler(MANDEL, 1988; SMITH, 2000; SCAGGS,2005; FONTES, 2012). O segundo capítulobusca definir a estética-narrativa do film noir,considerando a sua fase clássica (1941-1958)e suas principais referências artísticas, a partirde estudos como os de A. C. Gomes de Mattos(2001), Fernando Mascarello (2006), MárciaOrtegosa (2010) e Silver e Ursini (2012).Ainda, nesse capítulo, realiza-se uma curtaproblematização sobre os arquétipos da femmefatale e do anti-herói, relacionando-os aoconceito de personagens-tipo (MASSAUD,2015) e à performance de gênero(LAURETIS, 1994; KRUTNIK, 2001;KAPLAN, 2012). No terceiro capítulo, sãoapresentadas algumas questões que envolvema literatura e o cinema, concebendo-as comoformas representativas já consagradas elegitimadas. Em seguida, discute-se osconceitos de tradução intersemiótica eadaptação, tratando de evidenciar a naturezaimpura da própria arte, baseando-se, emespecial, para tal abordagem, em André Bazin(1991), que foi pioneiro em defender aintermidialidade, com ênfase para as maisvariadas possibilidades artísticas advindas dodiálogo entre o cinema e as demais artes.Desse modo, tem-se por último a análise dosobjetos escolhidos, considerando que aadaptação fílmica de um texto literário,mesmo que seja de natureza secundária, é umproduto novo e independente, que deve sercompreendido como tal. Como conclusão, épossível perceber que a ficção noir resguardavalores sociais da cultura estadunidense daprimeira metade do século XX, bem comoestabelece uma relação de intimidade entre anarrativa verbal, o romance noir, e a narrativafílmica, o film noir.
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GUILHERME HENRIQUE PEREIRA MARIANO
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A METAFÍSICA DA NOITE NO CINEMA DE FLUXO: A INTUIÇÃO DO DEVIR MATERIAL NAS PAISAGENS
DURATIVAS
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Orientador : FERNANDO DE MENDONCA
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Data: 28/08/2023
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Dissertação
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Pretende-se, com a presente pesquisa, três movimentos reflexivos principais. No primeiro, partimos da suposição de um novo estágio, ocupado pelo cinema de fluxo, segundo a definição de Oliveira Jr. (2010), na revolução da representação paisagística iniciada na pintura do séc. XIX, tal como foi apresentada por Aumont (2004), através da continuidade do processo de transformação de nossas relações perceptivas com a matéria proporcionadas por essas expressões artísticas. Após, ponderaremos uma possível “metafísica da noite”, em que temos, na constante ameaça do não-ser, proposta por Bachelard (2018), unida aos conceitos de duração e intuição, teses centrais na filosofia e Bergson (1974, 1999), um meio de se experienciar o devir material absoluto. Por último, utilizaremos os filmes Toda uma noite (1982), de Chantal Akerman, e Sábado à noite (2007), de Ivo Lopes Araújo, como meios de concatenarmos os debates anteriormente levantados e, a partir das teorias cinematográficas corporais de Sobchack (1992), propormos novas discussões, a fim de possibilitar respostas à seguinte questão: as paisagens urbanas noturnas do cinema de fluxo apresentam a potência, tal qual a experiência concreta da noite, de nos proporcionar uma intuição da duração absoluta do real?
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JOÃO VICTOR TORRES DA SILVA
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LUZ, CÂMERA, EMOÇÃO: UM ENCONTRO COM "TITO E OS PÁSSAROS"
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Orientador : MARCOS RIBEIRO DE MELO
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Data: 25/08/2023
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Dissertação
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Por entre ângulos, sequências e cenas, esta pesquisa acompanha a história do menino Tito,protagonista da animação brasileira “Tito e os pássaros” (2019), que junto com os seus doismelhores amigos, Sara e Buiu, vivem uma jornada de aventura para descobrir a cura para umaestranha epidemia que transforma todos que sentem medo em pedra. As personagens vivem emuma sociedade, que assim como a nossa, vive uma atmosfera caótica, de instabilidades eadoecimento. Nesse sentido, o estudo se pauta em como a narrativa fílmica, sob o olhar domenino Tito, ajuda-nos a pensar sobre o uso das imagens e das emoções como forma de controlesocial? Para a produção de dados, o estudo se inspirou na etnografia de tela, posturametodológica que inquieta nossos olhares amansados, construindo desaprendizagens sobreaquilo que tomamos como “natural”, localizando outras possibilidades de posicionamento,adentrando outros espaços, outras reflexões, forjando outras formas de olhar a nossa volta;fugindo das imagens-clichês, palavras de ordem e de uma superobediência.
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LUCAS DOS SANTOS MENEZES
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EXPRESSÕES DA SUBJETIVIDADE ENSAÍSTICA NOS CURTAS-METRAGENS CARLOS NADER (1998) E CINEMA CONTEMPORÂNEO (2019)
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Orientador : FERNANDO DE MENDONCA
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Data: 25/08/2023
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Dissertação
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O presente trabalho busca estabelecer relações entre os curtas-metragens Carlos Nader (1998) do realizador Carlos Nader e Cinema Contemporâneo (2019) de Felipe André Silva, a partir do entendimento de ambas as peças audiovisuais como filmes-ensaio, categoria esta que se constrói no período moderno do cinema, mas que ganha maior relevo sobretudo na contemporaneidade. Fundamenta-se no âmbito teórico-conceitual, nos estudos de Corrigan (2015) e Teixeira (2015) para tratar da expressão da subjetividade presente nos filmes trabalhados a partir da enunciação de um sujeito que se apresenta em primeira pessoa, mas que se desfaz no gesto decolocar-se em relação com a esfera pública, produzindo assim a figuração de um pensamento que ultrapassa o território do que seria uma experiência estritamente particular. A aproximação entre as duas obras manifesta de forma mais consistente a expressão da subjetividade ensaística, nos seus movimentos de inserção e desligamento de si.
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JANAINA SANTOS VASCONCELOS
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Superfícies imaginadas: cidade, espaço e lugar no processo de criação do Fotofilme Não é Exatamente Amor.
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Orientador : MARIA BEATRIZ COLUCCI
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Data: 25/08/2023
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Dissertação
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Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de criação do fotofilme Não é Exatamente Amor, realizado a partir de imagens apropriadas do Google Street View. A pesquisa propõe discutir a criação da cidade, do espaço e do lugar, a partir de uma construção textual e imagética cujo processo desnudo a tessitura ficcional que entrecruza imagem e palavra na narrativa fílmica. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, a dissertação elabora uma metodologia que aborda a documentação e o desenvolvimento do processo criativo durante o seu acontecimento, destacando, na análise, algumas aproximações, tais como: cinema e geografia e espaço urbano versus dispositivo fotográfico, além do processo de criação foto-cinematográfico.
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ADHEMAR SOARES LAGE
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IMPACTOS DA PANDEMIA NA DISTRIBUIÇÃO CINEMATOGRÁFICA: ESTUDO DE CASO DAS ESTREIAS DE DOIS LONGAS-METRAGENS DA VITRINE
FILMES
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Orientador : MÁRIO CÉSAR PEREIRA OLIVEIRA
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Data: 22/08/2023
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Dissertação
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Esta pesquisa busca investigar ofenômeno de distribuição conjunta(day-and-date), o lançamento defilmes em plataformas de video ondemand (VOD) e salas de cinema -dos filmes A Febre (2020) e Alvorada(2021) que ocorreram nos primeirosanos da pandemia de Covid-19. Adistribuição é uma etapa importanteda cadeia produtiva cinematográficaque é responsável pelo elo entreobra e público. Para alcançar oobjetivo, foi realizado o estudo decaso de dois longas-metragens, olevantamento teórico sobre campo,cadeia produtiva e distribuição. Nolevantamento de dados para análise,foram utilizadas informações sobre abilheteria, alugueis em plataformas, eentrevistas com o distribuidor daVitrine Filmes e as diretoras doslongas-metragens. Por meio destadissertação, foi possível identificar astransformações, vantagens edesvantagens da estreia conjunta eanalisar os impactos da pandemia nadistribuição de filmes nacionais.
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MANOELA VELOSO PASSOS
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CINEMA DE MULHERES EM SERGIPE
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Orientador : MARIA BEATRIZ COLUCCI
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Data: 03/08/2023
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Dissertação
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Este trabalho produz e analisa dadossobre as produções audiovisuaisrealizadas em Sergipe com mulheresna direção, de forma a mapear evisibilizar tal produção, deimportância histórica e cultural para oestado. O estudo parte de pesquisaexploratória e documental em fontesde informações diversas – cincofestivais de cinema realizados noEstado e dois portais jornalísticos –para a construção de um catálogofílmico, analisando, em seguida, oconjunto de filmes segundo seugênero cinematográfico e suastemáticas, em especial asrelacionadas ao feminino e aSergipe. Considerando o recorte degênero proposto, utiliza-se comoreferencial teórico uma análisefeminista do cinema, além dequestões relacionadas à preservaçãoaudiovisual no país.
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GEOVANNA PIRILLO CARNEVALLE DOS SANTOS
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ASPECTOS POLÍTICOS NA OBRA CINEMATOGRÁFICA DE KLEBER MENDONÇA FILHO
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Orientador : ANA ANGELA FARIAS GOMES
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Data: 25/07/2023
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Dissertação
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As produções fílmicas de Kleber Mendonça Filho, comoo próprio coloca, tem um caráter crônico de relataraspectos vitais da sociedade brasileira. Partindo desseprincípio, nosso objetivo é adentrar nesses filmes,enquanto campo, fazendo uma observaçãoetnocartográfica desse território, perscrutando aspectosda necropolítica ali presentes. Observa-los nessesfilmes, écomo observá-los na estrutura social, econômica,cultural e subjetiva do nosso país. A necropolíticaconsiste em assumir a permanência de um estado deexceção para um recorte populacional. Ela se mune defalácias científicas e raciais para perpetuar um regime demorte, incitando medo e violência, em nome de perpetuarum sistema econômico e geopolítico que consome vidascom senso de descartabilidade. Para prestar talobservação de como esse conceito é difundido,contaremos com diversos autores, especialmente AchilleMbembe, MichelFoucault, Marilena Chaui e Jessé Souza. Os filmes O somao redor (2012), Aquarius (2016) eBacurau (2019) são aqui os principais campos de estudopara as questões citadas, queemolduraram nas telas de cinema do Brasil e do mundo,provocações vitais para nosso processo deconscientização e, portanto, resistência de violênciascíclicas e ativas.
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VALERIA DE LIMA NUNES
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EBÓ FÍLMICO COMO FERRAMENTA CARTOGRÁFICA - DIÁLOGOS E DEVIRES DE UMA ARTISTA E O FILME CAVALO
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Orientador : ANA ANGELA FARIAS GOMES
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Data: 31/05/2023
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Dissertação
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Esta dissertação tem como objetivo cartografar o processo de criação no documentário alagoano Cavalo, tendo como foco a aplicação do ebó fílmico como ferramenta de diálogo artístico, revisitando cenas e material de processo e a partir delas criando relações estéticas. A pesquisa busca construir com este diálogo devires entre os corpos performáticos dos três intérpretes do filme e da arista/pesquisadora em meio à narrativa da mitologia africana. Utilizando de conceitos ligados a experimentos audiovisuais como o Minuto Lumière, proposto por Alain Bergala, e (re) encenação em dança/performance na ótica de Timmy De Laet. A metodologia vai se construindo ao longo do percurso como uma imersão onde as oralituras presentes nos corpos performáticos, juntamente com as escrevivências, se entrelaçam, construindo um grande rizoma de memórias visuais e afetivas, criando uma rede de criação cartográfica.
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LUSÉRGIO MATOS NOBRE
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BATMAN & ROBIN CUIRS NO CINEMA BRASILEIRO
O CAMP, O ARTIFÍCIO E A AFETAÇÃO EM BATGUANO (2014)
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Data: 05/05/2023
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Dissertação
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O longa-metragem paraibano “Batguano” (2014), de Tavinho Teixeira, apresenta pela primeiravez em uma obra fílmica, a versão cuir da dupla Batman e Robin, super-heróis dos quadrinhosque se tornaram populares no século XX que, agora, formam um casal e, envelhecidos edecadentes, enfrentam uma epidemia mortal. Pretende-se investigar, de forma interdisciplinar,a representação fílmica desses super-heróis, como sujeitos cuirs a partir da utilização da categoria camp e suas evidentes marcas de artificio e exagero e dos estudos de sexo-gênero pós-estruturalistas. Dessa maneira, objetiva-se analisar elementos estéticos e narrativos que apontam: a utilização da sensibilidade camp na direção de arte e na mise-en-scène, osdispositivos, os recursos metalinguísticos e a teatralidade performática, categorias que reforçama classificação do filme enquanto um “novo cinema queer”, assim como, refletir sobre oenvelhecimento dos super-heróis enquanto lugar distópico, a partir da interseção da idade comas categorias de gênero e sexualidade. Por fim, apontamos que o filme de Tavinho é uma obracuir, em razão de ter uma sensibilidade estética singular, uma cinematografia que subverteexpectativas, representa a diversidade e desconstrói estereótipos ligados aos homens gays envelhecidos.
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SILVIA MARIA DE PINA SANTOS LISBOA
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A POÉTICA DA METÁFORA EM HIROSHIMA MON AMOUR
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Orientador : FERNANDO DE MENDONCA
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Data: 28/02/2023
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Dissertação
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Esta dissertação tem como objetoprincipal de investigação a poética dametáfora no filme “Hiroshima monamour”, dirigido por Alain Resnais apartir de um roteiro de MargueriteDuras e lançado em 1959. Nessesentido, o estudo sobre a poética dametáfora se orienta pelo viés doamor, da dor e da guerra. A metáforaé uma figura de linguagem muitoutilizada nas diversas manifestaçõesartísticas; ela se faz presentetranscendendo o domínio da estéticae proporcionando novasinterpretações, tornando assim oobjeto artístico atemporal. A partir deconsiderações legadas pelos estudosfilosóficos e literários, de Aristóteles aPaul Ricoeur (2015) e MauriceBlanchot (2018), intencionamosverificar o uso da metáfora pelocinema moderno, com base emteorias de Marcel Martin (2013) eChristian Metz (1980), atravessandoum levantamento específico noestado da arte produzido em torno dofilme. Ao mesmo tempo em que ametáfora reconhece a estrutura lógicada linguagem, ela a transgride; nalinguagem cinematográfica é aimagem que constitui o elemento debase e é através dela que a metáfora vai se manifestar. Em um filme, mesmo que a linguagem verbal se faça presente através dos diálogos, é a imagem que vai prevalecer; ela nos fala sem precisar necessariamente ter que recorrer ao recurso da palavra falada ou escrita, todo o sentido é transposto para a imagem. Essa é a operação que será verificada no desenvolvimento narrativo de “Hiroshima mon amour”, filme que continua a suscitar questionamentos e estudos mesmo após mais de 60 anos de seu lançamento, tanto pela sua estética quanto pelas questões subjetivas referentes ao humano que pode levantar, muito disso se materializando pelas relações metafóricas nele presentes. Nesse sentido, a presente pesquisa se volta mais para a autoralidade de Marguerite Duras, pois percebemos que a metáfora é presente de forma mais marcante em sua obra integral, do que na filmografia de Alain Resnais. Em “Hiroshima” temos um roteiro que se apresenta com suas marcas literárias, apesar disso, é necessário compreender de que maneira as imagens, por meio do recurso da metáfora, nos possibilitam visualizar uma relação do filme com outras linguagens.
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DENIS CARLOS RODRIGUES BOGÉA
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Tambor de Mina: A Casa de Nagô sob a perspectiva da etnografia de tela em um filme Super-8
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Orientador : LUIS AMERICO SILVA BONFIM
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Data: 28/02/2023
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Dissertação
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Este trabalho apresenta como pontode partida o filme super 8 "Tambor deMina", realizado por Euclides Moreiraem 1979. Nesse sentido, tomandocomo objeto de estudo o ritual detambor de mina apresentado na obra,procuramos entender qual o sentidoatribuído a este a partir da narrativaproposta na película. A película, porsua vez, faz a exposição de umtoque de Tambor de Mina na Casade Nagô, Terreiro centenário situadono centro de São Luís, capital doMaranhão. Outrossim, procuramosdesenvolver reflexões queestabeleçam as diferenciações entreas categorias “tambor de mina” comoritualística e “Mina” enquanto religiãoe complexo de relações queextrapolam os Terreiros. A partir daetnografia de tela - conceito estedesenvolvido por Carmen Rial -,transportando para o campo fílmicoprocedimentos que são oriundos dapesquisa antropológica tais comolonga imersão no campo, observaçãosistemática, registros em cadernos de campo e, associando essa metodologia às ferramentas de crítica cinematográfica como análise de planos, movimentos de câmera, montagem, narração over, buscamos analisar a obra visando identificar suas características que possam embasar tais diferenciações. Como resultados, observamos que nosso objeto de estudo, ou seja, o tambor de mina enquanto religião de matriz africana tal como é apresentado no filme, assim o é como sendo de caráter único, sem nuances ou diferenciações, partindo de uma narração over que procura unificar um conjunto de práticas religiosas, oferecendo uma síntese sobre as práticas heterogêneas da Mina com base na Casa de Nagô. Ainda, observamos que o documentário possui características em sua construção que nos levam a caracterizá-lo dentro do cinema clássico como um documentário expositivo. A partir destas observações, a análise fílmica configurou-se como um eixo teórico norteador para o desenvolvimento da pesquisa.
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