Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCISO DE ARAUJO SOUZA JUNIOR

DATA: 29/09/2023
LOCAL: Sala 103a, didática 7
TÍTULO: CINEMA-EDUCAÇÃO NA ESCOLA INTEGRAL: UM OLHAR DECOLONIAL
PALAVRAS-CHAVES: cinema- educação; BNCC; cinema decolonial; pedagogia decolonial; telas da educação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema

São inúmeras as dificuldades e desafiosque as escolas precisam enfrentar para aimplementação da nova Base NacionalComum Curricular (BNCC) e o cinema-educação desponta como elementoimportante na produção de uma educaçãodigital. A lei nº 13.006/2014, umimportante dispositivo legal, visa integrarà grade curricular a exibição de filmesnacionais por no mínimo duas horasmensais. Mas como integrar ocomponente cinema com temas queatravessem a realidade dos estudantes doensino médio? A aposta desta pesquisa-ação incide sobre o referencial teórico-metodológico do cinema decolonial.Neste sentido, investigou-se a experiênciade constituição do componente curricularcinema integrado à proposta pedagógicada escola do Centro Profissional emEducação José Figueiredo Barreto,localizada em Aracaju. Para a produçãode dados da pesquisa, além da construçãode um diário de campo, foi aplicado umquestionário para levantamento do perfilsócio audiovisual digital dos estudantesda escola.

Presidente - 2433702 - MARCOS RIBEIRO DE MELO
Interno - 1712752 - MARIA BEATRIZ COLUCCI
Externo à Instituição - ADRIANE ÁLVARO DAMASCENA

Notícia cadastrada em: 27/09/2023 10:40