Banca de DEFESA: PEDRO DE BARROS NUNES COSTA

DATA: 31/08/2023
LOCAL: a definir
TÍTULO: CINEMA, ARQUITETURA E PATRIMÔNIO: AQUARIUS E A MEMÓRIA COMO RESISTÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Aquarius. Patrimônio Cultural. Lugares de Memória. Memória Social.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema

A interseção entre o cinema e a arquitetura oferece uma lente ímpar para compreender os desafios urbanos contemporâneos, especialmente atreladas com relação à preservação do patrimônio. O cenário urbano enfrenta uma crescente perda de elementos arquitetônicos e culturais ao longo do tempo. Ao ser introduzido ao âmbito da memória social e dos lugares de memória, apoiados por argumentos de autores como Maurice Halbwachs e Pierre Nora, deparamo-nos com um elemento central para a racionalização do patrimônio como elemento de lugar de memória e de necessária preservação. Foi apresentada uma análise do filme Aquarius (2016), dirigido por Kleber Mendonça Filho. O filme se torna um estudo de caso primordial, investigando a relação entre patrimônio e memória afetiva através da experiência da personagem Clara e seu vínculo emocional com o edifício Aquarius. Através dessa análise, buscou-se discernir se o filme aborda questões de preservação do patrimônio e como isso influencia a construção de uma memória afetiva e social marcada pela resistência. A metodologia adotada compreende uma abordagem analítica e interpretativa, que se manifesta através de uma análise poética do filme, focalizando cenas que explicitamente ou implicitamente refletem as complexidades relacionadas à preservação patrimonial e os desafios urbanos contemporâneos. Essas cenas são analisadas à luz de conceitos como globalização, especulação imobiliária e arquitetura do medo, evidenciando seus impactos na estruturação da cidade e na preservação da memória e do patrimônio. Ao adotar uma abordagem poética do filme, este trabalho revela como as representações cinematográficas podem influenciar o entendimento público sobre essas questões. A análise do filme revela a importância de valorizar lugares de memória relevantes socialmente e a necessidade de resistir à degradação do patrimônio cultural. Ao final do trabalho, os resultados indicam que Aquarius desempenha um papel significativo na promoção da consciência sobre a preservação do patrimônio, especialmente ao conectar elementos arquitetônicos com memórias pessoais e coletivas. Assim, esse estudo se alinha ao seu objetivo geral ao explorar como Aquarius contribui para a construção de uma memória afetiva e social relacionada à resistência e à preservação do patrimônio.social marcada pela resistência. Ametodologia adotada compreendeuma abordagem analítica einterpretativa, que se manifestaatravés de uma análise poética dofilme, focalizando cenas queexplicitamente ou implicitamenterefletem as complexidadesrelacionadas à preservaçãopatrimonial e os desafios urbanoscontemporâneos. Essas cenas sãoanalisadas à luz de conceitos comoglobalização, especulação imobiliáriae arquitetura do medo, evidenciandoseus impactos na estruturação dacidade e na preservação da memóriae do patrimônio. Ao adotar umaabordagem poética do filme, estetrabalho revela como asrepresentações cinematográficaspodem influenciar o entendimentopúblico sobre essas questões. Aanálise do filme revela a importânciade valorizar lugares de memóriarelevantes socialmente e anecessidade de resistir à degradaçãodo patrimônio cultural. Ao final dotrabalho, os resultados indicam queAquarius desempenha um papelsignificativo na promoção daconsciência sobre a preservação dopatrimônio, especialmente aoconectar elementos arquitetônicoscom memórias pessoais e coletivas.Assim, esse estudo se alinha ao seuobjetivo geral ao explorar comoAquarius contribui para a construçãode uma memória afetiva e socialrelacionada à resistência e àpreservação do patrimônio.

Externo ao Programa - 1354970 - ADRIANA DANTAS NOGUEIRA
Interno - 1692380 - ANA ANGELA FARIAS GOMES
Presidente - 1292151 - HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR

Notícia cadastrada em: 24/08/2023 10:26