Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA OURO GONÇALVES DA COSTA

DISCENTE: RENATA OURO GONÇALVES DA COSTA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: LABCIAMB (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ciências Ambientais), no Polo de Gestão.
TÍTULO: A COMUNICAÇÃO AMBIENTAL COMO PROCESSO FORMATIVO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Ambiental; Ensino das Ciências Ambientais; Extensionismo Ambiental; Ensino Básico
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A pesquisa de mestrado pretende examinar o papel da Comunicação Ambiental nas atividades extensionistas voltadas para o Ensino das Ciências Ambientais que serão aplicadas nas escolas públicas do ensino básico. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como a comunicação ambiental pode contribuir como processo formativo no Ensino das Ciências Ambientais por meio de atividades extensionistas. Para alcançar esse objetivo, o estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação participante como principais métodos de coleta de dados. Para isso será produzido um material educativo e serão realizadas oficinas nas escolas públicas do ensino básico que participarão das extensões universitárias voltadas ao Ensino das Ciências Ambientais. Os resultados pretendem demostrar que a Comunicação Ambiental desempenha um papel essencial no processo formativo das ciências ambientais, especialmente, quando integradas às atividades extensionistas. Os estudantes terão a oportunidade, através da comunicação ambiental de compreender e contextualizar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, aplicando-os em situações práticas e reais. Além disso, a pesquisa buscará destacar a importância da abordagem interdisciplinar e participativa da comunicação ambiental, que envolve a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento e a participação ativa de diversos atores, como estudantes, professores e comunidades locais. Com base nos resultados será produzido um guia pedagógico, prático e inclusivo sobre a Comunicação Ambiental e Extensionismo onde serão colocadas propostas para aprimorar a integração da comunicação ambiental nas atividades extensionistas voltadas ao Ensino das Ciências Ambientais, visando fortalecer a formação dos estudantes e promover a sensibilização e o engajamento em questões ambientais.

Presidente - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA
Interno - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Externo à Instituição - ELIS REGINA SILVA DOS SANTOS OLIVEIRA