Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO DE ALMEIDA ARAUJO

DISCENTE: FÁBIO DE ALMEIDA ARAUJO
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Auditório DGE
TÍTULO: PRODUÇÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR: CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E LUGAR SOB A PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis, Agenda 2030
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Os resíduos sólidos são produzidos por diferentes atividades humanas que podem ou não serem reaproveitados. Os materiais são descartados ao final das atividades em residências, hospitais, indústrias, escolas e escritórios. A produção crescente dos distintos resíduos pela sociedade deixa o planeta em situação de alerta. Os diferentes agentes sociais têm encontrado inúmeras dificuldades com o manejo dos resíduos desde a exploração até a alocação final (descarte). Diante dessa problemática é necessário um processo de transformação de dentro para fora, uma consciência coletiva do indivíduo e das instituições tornarem-se sujeitos mais ativos e participantes no gerenciamento dos seus resíduos. Para a difusão e propagação dessas práticas, a escola, mostra-se enquanto importante entidade social. O ambiente escolar é um local formal de ensino, ideal para integrar toda comunidade aos princípios da cidadania e ética socioambiental que possibilita o desenvolvimento de práticas e discussões que contribuam para a conservação do meio ambiente. Nesta pesquisa tem como base a importante função social da Escola, junto às diferentes problemáticas que envolvem a gestão dos resíduos sólidos, assim como a emergência de ações concretas que venham a contribuir para práticas mais sustentáveis desde a extração até o descarte. A partir desse tripé, o objetivo é analisar o manejo dos resíduos sólidos produzidos no Colégio Ministro Petrônio Portela, localizado no Bairro Farolândia zona Sul de Aracaju-Sergipe, respaldado nas metas dos ODS 4 (Educação de qualidade) e 12 (Consumo e produção responsáveis), propostas pela Agenda 2030. A metodologia é de abordagem qualitativa-quantitativa através da observação, questionários e análise de materiais, tem como método estruturalista, que parte das relações entre os agentes sociais, e caminha do concreto para o abstrato mutuamente. A pesquisa tem a relevância de estabelecer uma conexão entre escola e comunidade local, através de diálogos, integração nos eventos, palestras e debates sobre questões socioambientais e culturais, reuniões temáticas que abordam saúde e ambiente a fim de participar da realidade social do lugar com o fortalecimento da Educação Ambiental Formal e Não-formal. O resultado esperado é que as ações desenvolvidas na comunidade escolar, fortaleçam práticas de educação ambiental a partir da gestão correta dos seus resíduos, as quais devem estar articuladas às amplas temáticas socioambientais, assim como as metas estabelecidas pelos ODS. Essas ações se mostram importantes no combate ao processo de degradação da natureza, minimizando os impactos resultantes de um conjunto de interesses econômicos que devastam o meio ambiente. Espera-se que com a conclusão desta pesquisa a comunidade compreenda a importância do lugar e das relações estabelecidas com a conservação da natureza, através de ações e práticas pedagógicas de sensibilização e compartilhamento de experiências, como rodas de conversa e gamificação para proporcionar e fortalecer as relações socioambientais. O produto da pesquisa será a elaboração de um guia interativo digital escolar, instrumento educacional conectado ao endereço eletrônico da escola, para contribuir com práticas de manejo e descarte adequado dos resíduos escolares para estimular o consumo sustentável, através de informações e dicas por meio de um ícone de interatividade (i) on line, que pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador, que irá permitir que os estudantes se vejam como sujeitos participantes do processo de transformação do lugar através de práticas de desenvolvimento sustentável.

Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 024.570.465-56 - MÁRCIA MARIA DE JESUS SANTOS
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA
Interno - 975.029.955-87 - JALDEMIR SANTANA BATISTA BEZERRA