Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILSON GREI DE OLIVEIRA COSTA

DISCENTE: ADILSON GREI DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Didática VII
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE MAPA INTERATIVO SOBRE A DINÂMICA COSTEIRA DA PRAIA E POVOADO DA CAUEIRA, ITAPORANGA D’AJUDA/SE, COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências Ambientais. Educação Ambiental Crítica. Educação para Redução de Riscos e Desastres. Mapa Interativo. Pedagogia 5Cs.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A presente pesquisa aborda a dinâmica costeira no litoral sul de Sergipe, em específico a erosão costeira e suas implicações socioambientais, destacando a influência de fatores como variações no nível do mar e interferências antrópicas na instabilidade geomorfológica das praias. A ocupação da região de estudo, ligada as atividades econômicas, é contextualizada, com ênfase nas mudanças ocorridas nas últimas décadas devido ao turismo e desenvolvimento urbano. A pesquisa também discute a vulnerabilidade das zonas costeiras globais a processos erosivos, vinculando-os às mudanças climáticas. Em seguida, propõe a implementação de uma Educação para a Redução do Risco de Desastres (ERRD) nas escolas da região litorânea, enfatizando a importância da Educação Ambiental Crítica (EAC) nesse contexto. A pesquisa propõe a criação de um mapa interativo da região estudada como ferramenta de EAC e ERRD, visando envolver alunos da Educação Básica na identificação, análise e mitigação dos problemas socioambientais locais. A metodologia inclui a pesquisa-ação, com a participação ativa dos estudantes, e a pedagogia 5Cs (Criticidade, Colaboração, Criatividade, Conhecimento Científico e Cidadania). O estudo será desenvolvido em três fases, culminando na criação de um produto educacional, um mapa interativo, onde esse recurso será aplicado em turmas da educação básica. O objetivo é promover a conscientização ambiental, estimular a criticidade e a autonomia dos alunos voltada a tomada de decisão diante dos desafios socioambientais locais. O produto busca contribuir para o ensino de Ciências Ambientais na Educação Básica, oferecendo uma abordagem prática e contextualizada para o entendimento e enfrentamento dos problemas socioambientais na região costeira de Sergipe.

Presidente - 973.687.095-20 - ÂNGELO FRANCKLIN PITANGA
Interno - 372.009.505-30 - ANA CONSUÊLO FERREIRA FONTENELE
Externo ao Programa - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - ALIZETE DOS SANTOS