A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERVAN BARBOSA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERVAN BARBOSA DE SANTANA
DATA: 26/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Filosofia e Sociologia do Colégio de Aplicação
TÍTULO: PRAÇA PÚBLICA JORNALISTA ORLANDO DANTAS (ARACAJU-SE): UMA ANÁLISE SOBRE USO, FUNÇÕES E POTENCIALIDADES EDUCATIVAS.
PALAVRAS-CHAVES: Praças públicas; Usos e funções; Espaços educadores
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Com o crescimento das cidades e mudanças no meio de vida das populações, importa indagar o papel das praças na atualidade e se estas podem ser consideradas espaços não formais de ensino, também chamados de espaços educadores ou estruturas educadoras. Em específico, o objetivo dessa pesquisa é analisar o uso, as funções e a potencialidade educativa da Praça Jornalista Orlando Dantas localizada na cidade de Aracaju-SE em face das atividades escolares desenvolvidas pelo Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, situado vizinho à praça. Para tanto, será necessário um procedimento metodológico com pesquisa de campo de natureza qualitativa, que terá artifícios de ação com características de pesquisa exploratória e aplicada em sintonia cronológica com o ano letivo de 2024 da referida escola. Será necessário observação in loco do objeto de estudo e estabelecidos critérios para aplicação de questionários semiestruturados a moradores adjacentes à praça, usuários e também de estudantes de uma das turmas do ensino médio matriculados no colégio a ser definida. As atividades extraclasse pedagógicas realizadas na praça pelo professor/pesquisador autor dessa proposta de pesquisa serão registradas e compendiadas para produção de uma cartilha que será o produto educacional resultante desta investigação. Espera-se que essa análise contribua para constatar se a praça cumpre, ou não, com as suas funções sociais, se tem potencial educativo a ser considerado um espaço não formal de ensino e se suas características e ações nela ocorridas alcançam o 4º e o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável fomentados pela Organização das Nações Unidas. Por fim, é esperado que o produto educacional seja referência para outras escolas igualmente localizadas próximas a praças públicas a fim de ressignificar e resgatar ações de vivência em espaços não formais de ensino em tempos de entretenimento digital e isolamento social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2934462 - EWERTHON CLAUBER DE JESUS VIEIRA
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - ZANNA MARIA RODRIGUES DE MATOS

Notícia cadastrada em: 19/03/2024 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9