Banca de QUALIFICAÇÃO: ANI CLEIDE CARREGOSA SANTANA

DISCENTE: ANI CLEIDE CARREGOSA SANTANA
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Didática 07
TÍTULO: O BROTAR DAS ÁGUAS E A TRILHA DA VIDA: INTERAÇÃO, ESCOLA-COMUNIDADE, COMPARTILHAR SABERES PARA A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Nascente. Conservação ambiental. Educação ambiental. Comprometimento socioambiental
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A água é vital para a vida na Terra, entretanto sua disponibilidade enfrenta desafios como desperdício, falta de conservação, poluição e exploração irresponsável. A destruição de nascentes e remoção da mata ciliar prejudicam comunidades locais. Assim, a promoção da educação ambiental torna-se crucial para o uso responsável dos recursos naturais, em consonância com a sustentabilidade. O objeto desta pesquisa são as nascentes do Riacho Águas Claras, são do tipo difuso, localizadas no povoado Araçás, município de Estância-SE. A escolha dessas nascentes justifica-se por: ter sua origem nas proximidades da Escola Municipal Agrícola Governador Antônio Carlos Valadares, esta possui componentes curriculares específicos, com aulas práticas, atende estudantes de áreas próximas que possuem contato diário com as águas provenientes das nascentes pesquisadas, além de estar envolvida em projeto com foco em preocupações socioambientais. As águas do riacho abastecem parcialmente a comunidade, servem como fonte hídrica para animais e nas práticas agrícolas, são utilizadas em atividades de lazer e nas operações de fábricas de porte multinacional. Sendo assim, é essencial conciliar essas diversas finalidades com a urgência de conservar suas nascentes. A partir desta problemática, o objetivo geral é integrar a escola e a comunidade, com o propósito de estabelecer ações concretas e contínuas para promover a conservação das nascentes do Riacho Águas Claras. Para isto, a pesquisa será baseada no tripé: comunidade, escola e água, a fim de contribuir com a construção de uma sociedade comprometida com o meio ambiente. Essa perspectiva está fundamentada nos três pilares dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS: ambiental, social e econômico. Com foco nos objetivos, 03 saúde e bem-estar, 04 educação de qualidade e 06 água limpa e saneamento. O método de pesquisa é o estruturalista, destaca-se a compreensão das interações entre elementos para uma visão abrangente das dinâmicas nas relações estudadas. A metodologia da pesquisa é aplicada, combinando abordagens qualitativa e quantitativa. Os procedimentos incluem revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a coleta de dados se dará por observações diretas, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para isso, será crucial integrar educação ambiental formal e não-formal. Os participantes incluem os estudantes do ensino fundamental da escola mencionada e moradores locais dispostos a participar. Ao definir critérios de inclusão, se priorizará indivíduos de diversos núcleos familiares e faixas etárias. O produto educacional visa a formação de guias/guardiões e compreende dois ciclos. Contemplará a base teórica e o campo com foco na responsabilidade socioambiental. Essa capacitação resultará em um guia colaborativo, visa atender às necessidades do processo formativo e facilitar práticas integradoras sobre biodiversidade, história, cultura e conservação das nascentes, como ferramenta de educação ambiental para a comunidade. Espera-se, ao final da pesquisa, que tanto a comunidade quanto os estudantes se engajem com a conservação ambiental e equilíbrio ecossistêmico. Com a capacitação adquirida, espera-se que valorizem a proximidade com a natureza e incorporem ativamente o guia como uma ferramenta, para o conhecimento das competências e boas práticas dos guardiões, para conservação da biodiversidade local, respeito a natureza, maior envolvimento nas atividades práticas como ecoturismo e comprometimento socioambiental.

Presidente - 024.570.465-56 - MÁRCIA MARIA DE JESUS SANTOS
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA
Interno - 2934462 - EWERTHON CLAUBER DE JESUS VIEIRA