Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA MARIA XAVIER BEIJÚ

DISCENTE: SANDRA MARIA XAVIER BEIJÚ
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação - DED
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento; Autonomia; Educação Infantil; Educação Ambiental Crítica.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar

RESUMO

A Escola de Educação Infantil, tem se tornado cada vez mais uma necessidade na vida das crianças na primeira infância. Para a criança que consegue o acesso a essa instituição desde o berçário, conta-se cerca de 06 anos da sua vida diretamente ligados a escola infantil. É um tempo precioso da vida. É nesse espaço que a criança terá vivências de socialização, com seus pares, onde ela vai brincar, interagir, aprender, desenvolver e iniciar a descoberta do mundo social, físico e natural. Daí ser a tarefa dessa instituição escolar grandiosa e valorosa, do ponto de vista da promoção de uma educação humanizadora, com práticas pedagógicas que promovam vivências das crianças na natureza. Os desafios são imensos para a realização dessa educação humanizadora, desde as contradições do conjunto da legislação para a área, ao currículo posto como “aparato técnico”, passando por condições de trabalho docente, formação e valorização profissional. Ainda assim, acredita-se em possibilidades da Escola de Educação Infantil cumprir seu papel de desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças, incluindo os aspectos sócio emocionais, linguísticos, culturais e motores, em um movimento que as reconheça enquanto sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, será desenvolvida uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, cujo o tema é: Desenvolvimento e Autonomia na Educação Infantil a partir de Prática Pedagógica em Educação Ambiental Crítica (EAC): desafios e possibilidades. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo geral: Elaborar, testar e analisar práticas em educação ambiental crítica na educação infantil, visando investigar as contribuições da (EAC) para o desenvolvimento e construção de autonomia da criança em contexto educacional específico. Para alcançar o proposto definiu-se a observação direta, diário de campo e grupo focal como técnica de coleta de dados. Os sujeitos serão crianças de 04 anos, regularmente matriculadas em uma Escola Pública Municipal de Educação Infantil, situada em Aracaju/Se. Como Produto Técnico Educacional será elaborado um Caderno Metodológico de Práticas em (EAC), com sequências didáticas, para a Educação Infantil.

Presidente - 2528737 - MARILENE SANTOS
Interno - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Externo ao Programa - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS
Externo à Instituição - RAFAELY KAROLYNNE DO NASCIMENTO CAMPOS