Banca de DEFESA: WESLEI SANTOS ALMEIDA

DISCENTE: WESLEI SANTOS ALMEIDA
DATA: 21/03/2024
LOCAL: Didática 07
TÍTULO: O RIO PIAUÍ E A PRÁTICA DA PESCA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO BAIRRO PORTO D’AREIA NO MUNICÍPIO DE EST NCIA-SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Pesca artesanal; comunidade quilombola; organização social; conservação ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A pesca artesanal é amplamente praticada no território brasileiro. Essa atividade extrativista é realizada por comunidades tradicionais ribeirinhas e litorâneas que sobrevivem e sustentam suas famílias a partir da captura e venda de peixes, crustáceos e moluscos. O mercado interno brasileiro é abastecido, majoritariamente, por pescados oriundos da pesca artesanal. De maneira similar a outros estados do país, em Sergipe a pesca também é uma fonte de renda para muitas famílias, a exemplo do objeto desta pesquisa. O objetivo geral foi analisar o trabalho da pesca na relação sociedade-natureza, com foco na interação dos pescadores e marisqueiras quilombolas do bairro Porto D’Areia com o rio Piauí, no município de Estância-SE. A metodologia é de abordagem qualitativa-quantitativa e tem como método o estruturalismo. A coleta de dados foi realizada por meio de observações diretas e entrevistas. Esta pesquisa revelou que os pescadores entrevistados são detentores de saberes e técnicas tanto de produção de petrechos quanto de pescaria. A labuta desses homens e mulheres é marcada por baixos rendimentos, trabalho exaustivo e pela incerteza da captura de pescados. Constatou-se que a atividade pesqueira no estuário do rio Piauí está sob risco devido a diferentes fatores, dentre eles, pode-se destacar o avanço da aquicultura e a contaminação por efluentes domésticos e industriais que provocam a mortandade de peixes, crustáceos e moluscos. As marisqueiras e os pescadores do quilombo resistem às ameaças externas que pairam sobre a atividade; lutam para manter a prática da pesca e conservar o que lhes é essencial à vida, o rio. O produto atrelado a esta pesquisa são histórias em quadrinhos (HQs) que abordam sobre os aspectos e interações socioambientais da comunidade quilombola. Esse material foi confeccionado por estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Gumercindo Bessa (CEGB), situado no bairro, via projeto didático-pedagógico em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (Campus Estância). O produto educacional (HQs) tem um impacto significativo e direto na comunidade escolar local, uma vez que o material será disponibilizado às escolas para serem utilizados pelos professores do CEGB e da Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado. Essas HQs serão fundamentais para o aprimoramento das habilidades de leitura e para a abordagem de temas relevantes, como racismo, comunidades quilombolas e a interação entre sociedade e natureza. Além disso, o processo de produção do produto técnico é replicável e pode ser aplicado por docentes e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, a diferentes temáticas. Dentro desse contexto, esta dissertação contribui para Ciência e sociedade ao realizar análises e reflexões no âmbito da interação entre sociedade e natureza em uma comunidade tradicional pesqueira quilombola; configura-se como uma potencial referência para investigações futuras e se constitui, igualmente, como fonte de conhecimento para professores e estudantes que buscam uma compreensão sistemática da população pesquisada.

Presidente - 024.570.465-56 - MÁRCIA MARIA DE JESUS SANTOS
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA