Banca de DEFESA: MAYANE SANTOS VIEIRA

DISCENTE: MAYANE SANTOS VIEIRA
DATA: 21/03/2024
LOCAL: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
TÍTULO: SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA ESCOLA E NA RESERVA DA MATA DO JUNCO, SERGIPE: O USO DA ABORDAGEM DESIGN THINKING DE FORMA ACESSÍVEL PARA ESTUDANTES SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Espaços formais e não-formais. Aprendizagem ativa. Práticas acessíveis.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As formas de uso dos Serviços Ecossistêmicos (SEs) da Mata Atlântica têm causado a degradação deste Bioma. Apesar da sua rica biodiversidade, apenas 11,7% dos seus recursos naturais estão preservados. Em Sergipe, vários fragmentos de Mata Atlântica são protegidos pelas Unidades de Conservação (UCs). Uma vez que a escola tem papel essencial na análise de problemas socioambientais, o uso da abordagem ativa Design Thinking (DT) constitui um caminho para discutir sobre a conservação dos Serviços Ecossistêmicos da Mata Atlântica no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Sergipe. Ao considerar os pilares da empatia, colaboração e experimentação, o DT valoriza o uso de imagens, exercita o respeito e permite que o professor proponha atividades personalizadas. Essas características fazem do DT uma abordagem passível de ser utilizada com estudantes surdos. Diante da necessidade articular ensino e pesquisa para discutir a situação dos SEs da Mata do Junco na escola; da busca pelo fortalecimento das ações de Educação Ambiental por meio do uso de práticas ativas e personalizadas na escola; e da importância da execução de práticas acessíveis na sala de aula para estudantes surdos; esta pesquisa emerge do problema: como o uso da abordagem DT poderá contribuir para desenvolver práticas pedagógicas ativas acessíveis, também para estudantes surdos, a partir da articulação entre a escola e uma Unidades de Conservação, que oferta serviços ecossistêmicos fundamentais para sociedade? Nessa perspectiva, a presente pesquisa é fundamentada no argumento de que o uso da abordagem Design Thinking (DT) de maneira acessível para alunos surdos, poderá contribuir com a formação de sujeitos críticos e reflexivos acerca dos SEs da Mata Atlântica em uma Unidade de Conservação. Diante do argumento proposto, a pesquisa objetiva analisar como a abordagem Design Thinking poderá promover discussões acerca da conservação dos serviços ecossistêmicos do Refúgio de vida Silvestre Mata do Junco, Capela-SE, junto aos estudantes da Escola Municipal Antônio Ferreira Carvalho, de forma acessível aos alunos surdos. A pesquisa foi realizada no município de Capela/SE, na Escola Municipal Antônio Ferreira Carvalho e na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco. Tem como método de abordagem a Fenomenologia e trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em oito etapas: definição de um problema; pesquisa preliminar; hipótese; desenvolvimento de um plano de ação; implementação do plano de ação; coleta de dados para avaliação dos efeitos da implementação do plano; avaliação do plano de intervenção; e comunicação dos resultados. A coleta de dados foi feita por meio da observação assistemática e mediante a coleta de evidências de aprendizagem das atividades desenvolvidas durante a aplicação das etapas do DT, a saber: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Também foram coletados dados de avaliação das atividades por meio do uso das rubricas de avaliação. A análise de dados foi realizada seguindo as etapas da Análise Textual Discursiva. Os dados foram organizados em categorias: as etapas da descoberta e da interpretação sobre SEs da Mata do Junco; possibilidades de conservação dos SEs da Mata do Junco e na escola: serviços de provisão, regulação e culturais; feedback e avaliação: evolução dos protótipos para refletir sobre a conservação dos SEs da Mata do Junco; aprendizagem ativa acessível para estudantes surdos e o papel da intérprete na escola e no espaço não-formal; e a escola vai à Mata do Junco e a Mata do Junco vai à escola: perspectivas através da produção de um documentário. Por meio dos resultados obtidos foi possível observar que as ações educativas permitiram aos estudantes identificar os Serviços Ecossistêmicos da Mata do Junco, bem como discutir sobre algumas questões de conservação da Unidade de Conservação, contribuindo para discussão e formação de sujeitos críticos e reflexivos. A abordagem ativa valorizou a linguagem visual, favorecendo as atividades desenvolvidas para todos os públicos na sala de aula. A presença da intérprete foi essencial para garantir acessibilidade e participação efetiva da aluna surda. Os resultados também apontaram questionamentos e dificuldades para uma real acessibilidade tanto na escola como na UC. Como produto técnico da dissertação, foi produzido um documentário para auxiliar na disseminação de saberes sobre a conservação dos SEs da Unidade de Conservação RVS Mata do Junco. A pesquisa evidencia a importância da utilização do Design Thinking para construção de saberes e formação de sujeitos críticos no tocante à discussão de questões socioambientais, bem como aponta possibilidades de realização de práticas pedagógicas acessíveis para estudantes surdos. Esta dissertação é mais um passo para desenvolver ações socioambientais que articulem escola e Unidades de Conservação, em favor da proteção do Bioma Mata Atlântica.

Presidente - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Interno - 024.570.465-56 - MÁRCIA MARIA DE JESUS SANTOS
Interno - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Externo ao Programa - 158252 - ALZENIRA AQUINO DE OLIVEIRA