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Banca de DEFESA: MONY GRAZIELLE BARROS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONY GRAZIELLE BARROS SANTOS
DATA: 29/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Didática VII
TÍTULO: ESPAÇO DE CIRANDA INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM COMUNIDADES COSTEIRAS – PEAC/SE
PALAVRAS-CHAVES: PEAC; Educação Ambiental Crítica; Espaço Não-Formal; Ciranda Infantil.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), desde 1999, executano estado de Sergipe, atividades que atendem às condicionantes específicas do InstitutoBrasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), visando mitigar os impactos da exploração petrolífera e compensar as comunidades costeiras atingidas socioeconomicamente pelas ações desses empreendimentos. Elaborado segundo os princípios básicos da Educação Ambiental (EA) definidos pela Política Nacional de Educação Ambiental(PNEA) e pelo Decreto que a regulamenta, o PEAC desenvolve projetos na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, a fim de fortalecer politicamente os atores sociais diretamente atingidos pela exploração de petróleo e gás, através da formação ampliada desses sujeitos, possibilitando aos mesmos uma intervenção qualificada na gestão ambiental pública e no acessoa outras políticas. Durante os últimos vinte e quatro anos de atuação, as ações do PEAC estiveram voltadas somente ao público jovem e adulto, não contemplando a participação das crianças. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo demonstrar que os Espaços de Ciranda Infantil podem ser instrumentos educacionais, da Educação Ambiental Crítica, auxiliando na formação política do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC). A análise da pesquisa esteve fundamentada no método dialético. A fim de alcançar os objetivos propostos, foram elaboradosos seguintes procedimentos metodológicos: fundamentação teórica; pesquisa qualitativa epesquisas de campo, onde foram realizadas observações livres e participantes, registros fotográficos e a elaboração de uma proposta de atuação teórico-metodológica que possibilite desenvolver práticas de EA Crítica com crianças em espaços de educação não-formal. Com o propósito de apresentar o processo de construção e os resultados da pesquisa, foram utilizados instrumentos de dados como: quadros, figuras, fotografias e vídeo. Ao final da pesquisa, concluímos que as ações desenvolvidas durante a Ciranda Infantil do PEAC contribuíram para a auto-organização e fortalecimento da autonomia dos sujeitos envolvidos, dentro dos processos formativos promovidos pelo Programa. Por fim, esperamos que o instrumento educacional desta pesquisa contribua para que outras educadoras e educadores sintam-se estimuladas(os) a implementar e/ou atuar em espaços de Ciranda Infantil, desenvolvendo ações e práticas de Educação Ambiental com o viés crítico para/com o público infanto-juvenil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Externo ao Programa - 2342651 - ERALDO DA SILVA RAMOS FILHO
Externo à Instituição - KATIA VIANA CAVALCANTE

Notícia cadastrada em: 16/08/2023 19:58
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