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Banca de DEFESA: JOSIENE DE CARVALHO SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIENE DE CARVALHO SANTANA
DATA: 29/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Polo de gestão PROFCIAMB
TÍTULO: A RELAÇÃO CRIANÇA E NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PEDAGOGIA WALDORF: APROXIMAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA DA UFS – CAMPUS ITABAIANA
PALAVRAS-CHAVES: Criança e Natureza; Pedagogia Waldorf; Educação Infantil.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A relação estabelecida entre sociedade-natureza é marcada por concepções e por práticas que se mostram cada vez mais avassaladoras na forma como consome a natureza. Sabendo que é pela via da educação que o ser humano encontra meios para construir conhecimentos e transformar o modo como se relaciona com a vida, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a Pedagogia Waldorf concebe a relação criança e natureza na etapa da Educação Infantil, considerando a formação discente do curso de Pedagogia da UFS, do Campus Itabaiana. Para realizar tal intento, foram elencados os princípios e fundamentos educacionais da PW, identificada a relação entre criança e natureza no contexto educacional da PW, assim como foi elaborada e implementada uma proposta de curso de extensão universitária com 23 discentes de Pedagogia da UFS – Campus Itabaiana enquanto uma possibilidade criativa de intervenção. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo participante e utilizou-se de questionários para analisar a compreensão dos discentes durante as experiências vivenciadas no decorrer do curso. Entendendo que o porvir perpassa pelos cuidados que damos à primeira infância, as principais constatações apontam o embasamento da PW parte de uma cosmovisão Antroposófica, assentada em parâmetros epistemológicos de uma ecologia profunda que entende o ser humano como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual; Compreende-se também que os princípios e fundamentos da PW estão embasados numa prática educativa constituída tanto por habilidades corporais, quanto cognitivas e emocionais; o trato pedagógico é intimamente ligado com os ritmos e ciclos da natureza, bem como festejos culturais; os laços que a criança constrói com a natureza, se formam no cotidiano, a partir de uma multiplicidade de experiências diretas na natureza articulando a relação sociedade – natureza desde a mais tenra idade. Ademais, a intervenção participante no curso de extensão baseado nos princípios e práticas da PW mobilizou apropriação de conceitos pelos discentes de Pedagogia, de forma lúdica e leve, gerando um impacto significativo para a construção de uma prática pedagógica que valoriza a relação entre criança e natureza desde a Educação Infantil. Além disso, as diretrizes do curso baseado na Pedagogia Waldorf ficarão acessíveis ao público, enquanto um produto educacional da pesquisa, permitindo que educadores as repliquem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Externo ao Programa - 3216831 - JOSEILDA SAMPAIO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1188461 - JOSE AMERICO SANTOS MENEZES

Notícia cadastrada em: 17/08/2023 10:43
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