Banca de DEFESA: JOSILDA ALMEIDA DE OLIVEIRA

DATA: 28/08/2023
LOCAL: Didática VII
TÍTULO: LOGÍSTICA REVERSA DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO CAMPO SERGIPANO
PALAVRAS-CHAVES: Logística reversa. Agrotóxicos. Degradação ambiental. Agricultura.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O Brasil se destaca no cenário mundial como um grande consumidor de agrotóxicos. Essa prática tem se difundido desde o pós-guerra, quando o modelo agrícola propagado pela Revolução Verde recebeu apoio do governo brasileiro, além de investimento financeiro. O modelo agrário químico dependente instituído no país, desde então, tem sido responsável por alterações graves na dinâmica socioambiental. Diante disso, o problema da presente pesquisa gira em torno do descarte irregular das embalagens de agrotóxicos, uma vez que, essas embalagens constituem uma fonte de poluição ambiental quando não recebem a destinação adequada, podendo contaminar o solo, os reservatórios subterrâneos de água e até o ar com a liberação de gases tóxicos proveniente dos resíduos de agrotóxicos contidos nas embalagens. O objetivo central é descrever o processo de logística reversa das embalagens de agrotóxicos e os desafios relacionados à sua adequada implementação, analisando o seu funcionamento nos diferentes setores de aplicação. O método dialético foi o escolhido para fundamentar o percurso metodológico, pois entendeu-se que a problemática gerada pelo uso de agrotóxico merece uma reflexão que contemple a realidade em sua totalidade, considerando aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Trata-se de uma pesquisa básica, quali-quantitativa, descritiva e exploratória que se utilizou do levantamento bibliográfico e documental para coleta de dados referente ao descarte das embalagens de agrotóxicos no Brasil e no campo Sergipano, perscrutando a legislação que regulamenta o uso de agroquímicos no Brasil, bem como a destinação final das embalagens pós-consumo. A fim de explorarmos o contexto em que a problemática desta pesquisa se insere, realizou-se uma análise da prática agrícola, discutindo a correlação existente entre a produção de alimentos e o uso de agrotóxicos, além de abordar os impactos do modelo agrário tradicional para o meio ambiente e para a saúde humana, assim como as influências do mercado sobre agentes públicos que regulamentam o uso de agrotóxicos no Brasil a partir da alteração e da criação de normas, decretos e leis que tem facilitado o consumo dessas substâncias pelo agricultor brasileiro. Explorou-se o Sistema de Logística Reversa das embalagens de agrotóxicos desenvolvido pelo INPEV, analisando-se sua organização, assim como os dados apresentados acerca do quantitativo de embalagens retiradas do campo brasileiro. Tais dados, foram confrontados com os resultados de diversas pesquisas realizadas no Brasil e que tratavam do descarte das embalagens de agrotóxicos. Apurou-se, que apesar do Sistema Campo Limpo desenvolvido e mantido pelo INPEV ser relevante para o funcionamento da logística reversa no Brasil, municípios de pequeno porte ainda não cumprem com o que a legislação determina.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA
Externo ao Programa - 1964206 - RICHARD ANDRES ESTOMBELO MONTESCO