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Banca de DEFESA: ROSANE ROSARIO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANE ROSARIO DO NASCIMENTO
DATA: 21/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Polo de gestão PROFCIAMB
TÍTULO: RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Consumo. Descarte. Educação Ambiental. Resíduos Eletroeletrônicos.
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação tem o objetivo de desenvolver ações que mostrem os processos acerca do consumo e descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos em uma escola de Poço Verde, por meio de práticas de Educação Ambiental crítica que promovam a formação do sujeito crítico. A relação entre a produtividade e o consumo, principalmente na população jovem, aumenta a produção de resíduos eletroeletrônicos e o seu descarte inadequado no meio ambiente gerando impactos socioambientais significativos, sendo um assunto pouco trabalhado no âmbito escolar. Para aprofundamento teórico, o estudo conversou com alguns autores sobre alguns pontos que corroboram para o entendimento da situação-problema, tais como Magera (2017) e Xavier e Carvalho (2014) no âmbito dos resíduos eletroeletrônicos, Fromm (1987) e Chiavenato (2004) tendo uma relação com o consumismo e a ideia do ser e ter; Carvalho quanto ao sujeito crítico, Freire, Loureiro (2002 e 2009), Layrargues (2002) e Leff (2001, 2002 e 2006) no âmbito da Educação Ambiental. Caracteriza-se com pesquisa bibliográfica e de campo, abordando como método de pesquisa a dialética freiriana. Como coleta de dados possui abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta o diário e o roteiro de campo. A aplicação da pesquisa de campo com jovens do 2º ano do ensino médio, através de técnicas e recursos metodológicos que foram organizadas em sala de aula, com a prática de atividades interdisciplinares, lúdicas e interpretativas, que possibilitou trabalhar com a opinião crítica dos participantes. O estudo mostrou que a abordagem por meio das práticas da Educação Ambiental Crítica auxilia na formação do sujeito crítico e dessa forma, reduz a demanda que move o aumento da produtividade e permite discutir a redução da geração de resíduos e formas corretas de descarte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Externo ao Programa - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO
Externo à Instituição - PATRÍCIA LIMA MARTINS PEDERIVA

Notícia cadastrada em: 16/08/2023 08:00
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