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Banca de DEFESA: RUTH GRAZIELA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH GRAZIELA DOS SANTOS
DATA: 30/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática CODAP
TÍTULO: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS GERADOS PELA MONOCULTURA DA CANA-DE- AÇÚCAR ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO, EM JAPARATUBA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Agronegócio; Aprendizagem Ativa; Educação Ambiental Crítica; Injustiças socioambientais.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O município de Japaratuba é um dos produtores de cana-de-açúcar do estado de Sergipe e sua população tem sofrido com as mazelas socioambientais que o agronegócio canavieiro produz. A atividade canavieira tem tomado proporções socioambientais que necessitam de políticas públicas mais eficazes, bem como o seu efetivo cumprimento e atuante fiscalização. A escrita desse trabalho deu-se a partir de reflexões feitas sobre o contexto socioambiental no qual a área de estudo está inserida, assim como a compreensão e o entendimento do papel da escola na sociedade, principalmente no que diz respeito à formação das pessoas. O objetivo geral deste trabalho é analisar o uso do ensino híbrido como abordagem ativa para promover a reflexão dos problemas socioambientais relacionados à monocultura da cana-de-açúcar e ao agronegócio junto aos estudantes do Colégio Estadual José de Matos Teles (CEJMT), em Japaratuba, situada no Vale do Cotinguiba sergipano. A pesquisa, pautada no método fenomenológico, caracteriza-se pela abordagem qualitativa, com metodologia do tipo exploratória e foco na pesquisa de campo, foi executada junto aos estudantes do primeiro ano do CEJMT. Como técnica de pesquisa foi utilizada a pesquisa-ação ao longo do desenvolvimento das estratégias de Ensino Híbrido: rotação por estações e sala de aula invertida. Os dados foram analisados a partir do discurso dos

artefatos produzidos pelos alunos durante a ministração das aulas pela docente. Foram criadas duas categorias de análise: i) referente à concepção dos alunos sobre os impactos socioambientais de Japaratuba através da utilização de metodologias ativas; ii) e referente às contribuições do Ensino Híbrido para discutir questões ambientais no espaço escolar. Diante dessas categorias de análise, foi identificado que os alunos têm maior propensão a compreender a questão socioambiental acerca do município pela concepção da macrotendência ambiental conservadora, provavelmente, como resultado de uma Educação Ambiental fragilizada. Quanto ao Ensino Híbrido, foi possível verificar que como quaisquer outras metodologias ativas, esta possui potencialidades pedagógicas para se discutir a Educação Ambiental em sala de aula, no entanto, a eficácia do método escolhido para ser trabalhado está mais relacionada com a forma de agir, compreender e interagir com o outro do que com a metodologia ativa em si mesma. Assim, existe uma necessidade eminente de discutir EA a partir da realidade do município, com metodologias que os torne protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo à Instituição - BENEDITO DE SOUZA SANTOS
Interno - 2528737 - MARILENE SANTOS
Externo à Instituição - SINARA MARIA MOREIRA
Presidente - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 28/05/2023 07:28
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