Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA RODRIGUES

DISCENTE: PAULA RODRIGUES
DATA: 10/05/2023
LOCAL: PROFCIAMB
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL CLEMENTINO FRANCISCO DE LIMA EM LAJEDO-PE.
PALAVRAS-CHAVES: Meio ambiente; Resíduos sólidos; Educação Ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A educação ambiental é uma ferramenta importante para promover a sensibilização acerca da importância da conservação do meio ambiente e para incentivar às práticas sustentáveis. Os resíduos sólidos são materiais descartados pelas atividades humanas e que podem causar impactos negativos ao meio ambiente se não forem tratados corretamente. Assim, a procura de soluções eficazes para os problemas socioambientais gerados pelo acúmulo, destino e falta de tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos, tem-se despertado discussões, mobilizações e intensa busca de alternativas com vistas ao equilíbrio sustentável do meio ambiente. A situação atual dos serviços de limpeza urbana, do manejo de resíduos sólidos, a qualidade do tratamento do lixo, o número de estações de tratamento, são, ainda, ineficientes e insuficientes para a solução adequada dos problemas gerados por esses resíduos. Portanto, esta pesquisa busca não só expor esses problemas, mas encontrar na literatura pertinente, ideias que contribuam como alternativas na mitigação desses obstáculos. Nessa direção, o objetivo dessa pesquisa é diagnosticar, perspectiva da educação ambiental crítica, os resíduos sólidos na Escola Municipal Clementino Francisco de Lima, na cidade de Lajedo-PE. Quanto aos procedimentos metodológicos temos: em relação à natureza trata-se de uma pesquisa aplicada, pois se destina a construir conhecimentos que poderão ser utilizados para solucionar possíveis problemas gerados pelo descarte inadequado das embalagens na comunidade escolar. Quanto à forma de abordagem: Os dados coletados com essa pesquisa terão o objetivo de descrever o descarte inapropriado dos resíduos sólidos no entorno da comunidade escolar. Quanto aos objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. Exploratória porque procura explorar um problema, de modo a fornecer informações para uma investigação mais precisa e descritiva porque vai descrever o que aconteceu no decorrer do estudo, pois, visam uma maior proximidade com o tema. O produto da Dissertação será, com auxílio da sequência didática, a construção de jogos educativos e/ou vídeo documentário sobre resíduos sólidos, para o fortalecimento da educação ambiental com os alunos do 5º ano “A” do ensino fundamental I. Assim, estimularemos a capacidade crítica e envolvê-los na temática ambiental de modo que se sintam estimulados a replicar as informações construídas nos processos formativos da sequência didática para que sensibilizar e, sobretudo, perceber o problema ambiental produzido em seu entorno. Instigando, assim, a sensibilização dos alunos acerca de sua atuação no cuidado com o meio ambiente, bem como o nível de conhecimentos que os mesmos tinham sobre os conteúdos inerentes ao tema, além de proporcionar ao professor do ensino fundamental I, material de apoio para abordar temas ambientais de forma lúdica, multidisciplinar e transversal.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Externo à Instituição - RODRIGO SANTOS DE LIMA