Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA ABREU

DISCENTE: RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA ABREU
DATA: 28/03/2023
LOCAL: Polo de gestão PROFCIAMB
TÍTULO: EDUCOMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Educomunicação. Educação ambiental crítica. Ensino de Geografia.
ÁREA: Educação

Diante da evidência de uma crise ambiental que afeta toda humanidade, desconhecendo fronteiras geográficas, emerge no ambiente escolar a necessidade de inserção de uma educação ambiental crítica, por meio de práticas educativas inovadoras, utilizando-se dos meios de comunicação como ferramenta para comunicar as questões socioambientais da escola e seu entorno. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições dos princípios teóricos-metodológicos da Educomunicação para o ensino dos temas socioambientais na disciplina Geografia contextualizado no semiárido baiano. Tomando como amostra os alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Municipal José Aras, localizado no município de Euclides da Cunha/BA, no qual atuo como professora de geografia, a pesquisa busca investigar se os princípios teórico-metodológicos da educomunicação podem contribuir para abordagem dos temas socioambientais no ensino da geografia contextualizado no semiárido baiano. Para tanto, a pesquisa adotará como método a abordagem dialética freiriana, com o desenvolvimento de rodas de conversas e oficinas, a partir da qual serão coletados dados por meio de registro em diário de campo e da observação participante. O produto didático será um vídeo documentário construído pelos alunos, onde serão registradas as questões ambientais da escola e seu entorno. Com base nos pressupostos da Educomunicação, espera-se que a aplicação da proposta pedagógica de Educomunicação na turma de 9° ano, possibilite o protagonismo juvenil na comunicação dos problemas ambientais locais, favorecendo diálogos interdisciplinares entre professores e estimule a integração escola-comunidade, mediante diálogos de saberes intergeracionais e interculturais. Espera-se também que a proposta possa ser replicada em outras turmas e escolas em diferentes contextos ambientais.

Presidente - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Externo ao Programa - 2183376 - TEREZA SIMONE SANTOS DE CARVALHO