Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: REJANE SANTOS OLIVEIRA
DATA: 28/03/2023
LOCAL: Laboratório de Filosofia e Sociologia do CODAP/UFS
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AMBIENTAIS E ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais; Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4; Práticas pedagógicas; Jogos educativos.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O mundo encontra-se envolto em uma série de problemas socioambientais que afetam diariamente a vida de milhões de pessoas. Nesse cenário delineado pela crise ambiental, a educação configura-se como essencial para a formação de indivíduos que se posicionem de forma crítica e não alienada frente às questões ambientais. A oferta de uma educação de qualidade, como preconizada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) da Agenda 2030, envolve as aprendizagens acerca das Ciências Ambientais, por meio de ações sustentáveis como o reaproveitamento dos resíduos sólidos, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Nesse contexto, propõe-se como objetivo geral da pesquisa: analisar as contribuições da educação ambiental crítica para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ambientais nos anos iniciais do ensino fundamental, demonstrando os aspectos do ODS 4 da Agenda 2030. O alcance de tal objetivo se constitui de ações específicas e ligadas às práticas pedagógicas ambientais e de ludicidade, através da construção de jogos educativos com materiais recicláveis e relacionados às Ciências Ambientais na Escola Estadual São Cristóvão localizada em Aracaju/SE. Em relação ao método de abordagem, decidiu-se pela dialética a partir da leitura de Paulo Freire e como suporte teórico, esta pesquisa ancora-se nos pressupostos da Educação Ambiental Crítica e nas discussões acerca da ODS 4, das práticas pedagógicas ambientais e sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos em escolas de educação básica. No tocante à metodologia de investigação, a abordagem da pesquisa é de natureza aplicada e qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados a observação participante, a roda de conversa, o diário de campo e o registro fotográfico. O percurso metodológico está organizado em três fases: exploratória, descritiva e análise de dados. Na primeira fase que ocorrerá concomitantemente com as demais fases ao longo da pesquisa, incluem-se os estudos bibliográficos sobre o tema em questão. Na segunda, estão as oficinas pedagógicas com a construção de jogos educativos a partir do uso de materiais recicláveis. Na terceira e última fase, está prevista a análise dos dados encontrados. Portanto, por meio deste estudo, espera-se fomentar uma reflexão sobre o papel do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) e sua importância para a sustentabilidade no atual cenário de crise social, econômica, educativa e ambiental, assim como, desenvolver práticas pedagógicas ambientais interdisciplinares voltadas ao ensino das Ciências Ambientais.

Presidente - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Externo à Instituição - RODRIGO SANTOS DE LIMA