Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS OLIVEIRA ALVES

DISCENTE: MATHEUS OLIVEIRA ALVES
DATA: 29/03/2023
LOCAL: Auditório de Ciências da Computação
TÍTULO: PROPOSTA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL E REUSO DE ÁGUAS CINZAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DA BARRA DOS COQUEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Água Pluvial; Reuso; Crise hídrica; ODS 6, Ciências Ambientais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A água historicamente é um elemento fundamental, seja como componente bioquímico essencial de seres vivos, na ocupação de territórios, seja como meio de vida de várias espécies vegetais e animais. O planeta Terra não teria se transformado em ambiente apropriado para a vida, sem a presença da água desde a sua origem, possibilitando às espécies evoluírem e o ser humano existir e habitar, durante milhares de anos, o planeta. Em decorrência de vários fatores de ordem social, econômica e ambiental, o século XXI se apresenta com sérios problemas relacionados à água, que repercutem em escassez e estresse hídrico em várias regiões do planeta e inclusive do Brasil. Em relação aos recursos hídricos, sabe-se que sua realidade é impactada pelo grande desperdício, pela falta de preservação e por sua má gestão ambiental. Muitas políticas públicas ambientais foram propostas tardiamente, com vistas a socorrer o grande problema gerado, mas muitos danos causados ao meio ambiente não são passíveis de reparos, o que impossibilita sua preservação. Não resta ao ser humano outra alternativa senão educar-se para continuar a viver, através do uso consciente e racional da água por todas as esferas da sociedade. Sob tal perspectiva esta pesquisa se concentra e estabelece como objetivo geral: Produzir uma proposta de aproveitamento de água pluvial e reuso de águas cinzas em contribuição para o ensino das ciências ambientais. Para isso, analisará sobre crise hídrica, aproveitamento das águas pluvial e de reuso de águas cinzas no ambiente escolar através do papel do Objetivo 6 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com a abordagem no método dialético como base fundamental da pesquisa. O estudo caracteriza-se de natureza qualitativa, identificando-se como pesquisa participante, pois envolverá os aspectos da pesquisa, a ação do pesquisador e do grupo pesquisado e consistirá na participação real do pesquisador na comunidade. A área de atuação será uma instituição de ensino privada, no nível da Educação Básica, localizada no município de Barra dos Coqueiros – Sergipe. O público alvo da pesquisa serão alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Será uma pesquisa com três etapas, com procedimentos como aulas expositivas, rodas de conversas, oficinas pedagógicas, e a culminância através da construção do produto técnico educacional, visando momentos dedicados ao debate sobre a temática das ciências ambientais e a importância do reuso da água pluvial. A proposta do produto será a criação de um sistema de captação de água da chuva e de águas cinzas, trazendo a importância da água como um bem vital, com ações voltadas para o reuso da água. Parte do sistema de captação servirá para a irrigação das plantas do colégio e poderá ser utilizado na limpeza dos banheiros, descargas e limpeza das calçadas. Por fim, esperamos que além dos alunos, a comunidade escolar tenha participação no uso e nos benefícios que possivelmente serão conquistados.

Presidente - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 024.570.465-56 - MÁRCIA MARIA DE JESUS SANTOS
Externo ao Programa - 1964206 - RICHARD ANDRES ESTOMBELO MONTESCO