Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENILDE SANTOS FEITOSA

DISCENTE: JOSENILDE SANTOS FEITOSA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: Auditório do DGE
TÍTULO: O TECER PERCEPTIVO SOBRE O AMBIENTE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O SUJEITO COMO PROTAGONISTA DO SEU COTIDIANO.
PALAVRAS-CHAVES: Topofilia. Topofobia. Significado. Ambiente. Percepção
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A pesquisa em voga está centrada na análise da percepção dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, localizada no Conjunto Bugio, zona Norte de Aracaju/Se, considerando o significado que os mesmos atribuem ao seu ambiente de vivência (escola e comunidade de residência) à luz dos conceitos de topofilia e topofobia do geógrafo sino-estadunidense Yi-Fu Tuan, ancorados nos pressupostos teóricos da fenomenologia defendida por Merleau- Ponty. Sendo assim, temos como questão de pesquisa: As relações que os sujeitos tecem com seu ambiente de vivência podem desvelar-se em uma relação topofílica ,topofóbica, ou uma outra maneira de ler e perceber o cotidiano? É um estudo voltado para a pesquisa qualitativa por se tratar de uma análise acerca das experiências dos sujeitos em relação ao seu mundo vivido. O itinerário instrumental está fundado na pesquisa bibliográfica que perpassa por todas as etapas da pesquisa, tendo como referência a base teórica envolvendo leitura e análises acerca do ambiente, percepção, topofilia, topofobia, signos e significados, relação ambiente-sujeito-natureza, mapas mentais entre outros; pesquisa de campo alicerçada pela observação semiestruturada, com roteiros pré-estabelecidos, construção da documentação fotográfica pautada nos registros do fazer-pesquisar , o que designamos de chão da pesquisa, coleta de relatos informais concomitante com as observações, técnica de entrevista com grupo focal junto aos sujeitos protagonistas da pesquisa (alunos do Ensino Fundamental da Educação Básica), cujo objetivo está centrado na identificação das percepções, sentimentos e significados dos participantes acerca de um determinado assunto e, neste caso, sobre o ambinte; aplicação da técnica de mapas mentais fundamentada na metodologia Kozel, que será solicitada dentro da técnica de entrevista de grupo focal. O diário de campo será desenvolvido no decorrer de toda a pesquisa. Diante do exposto aferimos que a pesquisa em questão tem sua relevância pela possibilidade de contribuir com estudos envolvendo a relação sociedade-natureza, uma vez que cada vez mais nos é imposto um distanciamento do nosso ambiente de forma a nos enxergamos de forma apartada e coisificada. Em relação ao produto, temos como proposta a confecção de uma cartilha cujo foco reside na valoração dos sujeitos como parte integrante dos seus ambientes que congrega suas histórias de vida. É a valoração dos sujeitos enquanto protagonistas de seus cotidianos retratados por meio de suas percepções. A cartilha pode ser utilizada pelos professores da Educação Básica e Superior como instrumento pedagógico que contempla uma cartografia dos saberes , histórias, o olhar dos sujeitos entorno do seu cotidiano. É a visibilização dos sujeitos a partir do concebido por eles em relação aos seus ambientes, o que pode despertar em outros sujeitos o olhar-se para si e para a realidade que o cerca. Pode, ainda potencializar atividades cujo foco está no conhecimento do ambiente a partir de quem o vive.

Presidente - 2647443 - ROSEANE CRISTINA SANTOS GOMES
Interno - 754.838.745-87 - AUCEIA MATOS DOURADO
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo à Instituição - VANESSA SANTOS COSTA