Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYANE SANTOS VIEIRA

DISCENTE: MAYANE SANTOS VIEIRA
DATA: 24/03/2023
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática, Ala B, do Colégio de Aplicação (CODAP).
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA NA ESCOLA E NA RESERVA DA MATA DO JUNCO, SERGIPE: INVESTIGAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ATRAVÉS DA ABORDAGEM DESIGN THINKING
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental crítica. Inclusão. Espaços formais e não-formais. Metodologias ativas.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Na contemporaneidade, as formas de uso dos Serviços Ecossistêmicos (SEs), pela sociedade capitalista, tem causado a degradação dos ecossistemas. Nesse sentido torna-se necessário promover processos educativos inclusivos, problematizadores e reflexivos acerca da realidade sobre as questões socioambientais, tanto em espaços formais como naqueles não formais de ensino e aprendizagem. O Bioma Mata Atlântica, por exemplo, é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do Brasil, apesar de preservar apenas 11,7% dos seus recursos naturais. O estado de Sergipe possui vários fragmentos de Mata Atlântica que são protegidos pelas Unidades de Conservação (UCs) e a Educação Ambiental (EA), numa abordagem crítica, constitui um caminho para conservação dos ecossistemas degradados. Por meio de práticas pedagógicas socioambientais ativas e inclusivas é possível promover espaços de ação-reflexão-ação acerca das questões socioambientais. Aliada a EA crítica, a utilização de abordagens ativas contribui para formação de indivíduos mais críticos e reflexivos, que sejam protagonistas da construção do conhecimento, e colabora para implementação de práticas pedagógicas de maneira inclusiva. Nessa perspectiva, a presente pesquisa é fundamentada no argumento de que o uso da abordagem Design Thinking (DT) para discutir questões socioambientais de forma inclusiva poderá contribuir com a formação de sujeitos críticos e reflexivos acerca da utilização dos SEs em uma Unidade de Conservação. Diante do argumento proposto, objetiva-se investigar as implicações socioambientais promotoras de degradação dos SEs no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Capela-Se, junto aos estudantes da Escola Municipal Antônio Ferreira Carvalho, por meio de práticas de Educação Ambiental inclusivas, utilizando o Design Thinking. A pesquisa terá como método de abordagem a fenomenologia, que busca investigar, analisar e descrever os fenômenos e é caracterizada como uma pesquisa qualitativa. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Por meio desta é oferecido um maior envolvimento entre pesquisador e participante de forma ativa e transformadora. A coleta de dados será feita por meio da observação assistemática e a partir da coleta de evidências de aprendizagem das atividades desenvolvidas durante a aplicação das etapas do DT, a saber: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. A análise de dados será feita seguindo as etapas da Análise de Discurso, com base em Eni Orlandi. Espera-se que ao finalizar a pesquisa, os estudantes por meio das atividades desenvolvidas com o DT, numa abordagem inclusiva, tenham conhecimento dos serviços ecossistêmicos e possam refletir acerca das implicações socioambientais oriundos da RVS Mata do Junco. Por fim, que a produção do documentário inclusivo como produto da presente dissertação auxilie na disseminação de saberes sobre a conservação dos SEs da Unidade de Conservação RVS Mata do Junco.

Interno - 929.666.085-87 - ALBERLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 158252 - ALZENIRA AQUINO DE OLIVEIRA
Presidente - 754.838.745-87 - AUCEIA MATOS DOURADO
Externo à Instituição - JUDSON AUGUSTO OLIVEIRA MALTA