Banca de DEFESA: VANESSA DE JESUS ANDRADE

DISCENTE: VANESSA DE JESUS ANDRADE
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Laboratório de Matemática CODAP/UFS
TÍTULO: PRÁTICAS AGRÍCOLAS X DEGRADAÇÃO HÍDRICA EM ADUSTINA-BA: PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: Rio Real, Degradação, Agricultura, Educação Ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As práticas agrícolas desenvolvidas no Brasil têm provocado diversas formas de degradações socioambientais as quais levam a dificuldade de usos dos espaços rurais em vários Estados brasileiros. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar a degradação ambiental do rio Real frente à prática da agricultura desenvolvida no município de Adustina-BA. Para isso, foram traçados objetivos específicos dos quais incluem a análise do uso e ocupação do solo das comunidades banhadas pelo rio; compreender o modelo de produção da agricultura familiar e do agronegócio com suas respectivas técnicas e desenvolver práticas metodológicas de educação ambiental com alunos do Ensino Fundamental. A pergunta chave para a pesquisa é: como a agricultura no município de Adustina-BA tem contribuído no processo de degradação ambiental do rio Real? Elencou-se como principal hipótese de que a degradação ambiental do rio Real no município vem sendo intensificada pela prática da agricultura patronal. Para a realização da pesquisa, apresentamos uma metodologia caracterizada pelo método hipotético-dedutivo, sendo uma pesquisa quanto ao seu objetivo explicativa com uma abordagem qualitativo, tendo por procedimentos o levantamento bibliográfico e o campo com a observação sistemática através de entrevistas, elaboração de mapeamento, desenvolvimento de práticas pedagógicas e registros fotográficos. Para este momento buscou-se fazer a caracterização das etapas pedagógicas em quatro passos, possibilitando a posterior coleta de dados, os quais serão discutidos. Entendendo então, a influência que a agricultura tem no município enquanto aspectos socioeconômicos e ambientais, a pesquisa permite um maior conhecimento da realidade frente aos impactos socioambientais, possibilitando que a sociedade tenha conhecimento da realidade e mobilize para a mudança de comportamento através da sensibilização promovida com a atuação de práticas de educação ambiental, buscando uma extensão da pesquisa acadêmica para o âmbito social. Desse modo, apresenta uma perspectiva interdisciplinar que permeia desde o levantamento teórico e de campo, enfatizando a relação ambiente e sociedade, até o apontamento da proposta de intervenção, por meio da Educação Ambiental. Além disso, a pesquisa conta com a elaboração de um produto técnico e nesta proposta foi feito um jogo didático que deve atingir o público-alvo de estudantes do Ensino Fundamental II, o qual dialoga sobre as temáticas curriculares recorrentes sem compartimentar o conhecimento. Desse modo, esse foi o produto didático gerado como retorno concreto à sociedade. Sendo assim, os capítulos aqui apresentados irão dialogar num primeiro momento para análise dos fatores influentes no processo de degradação ambiental na paisagem, conceituando. O segundo capítulo tem por temática a educação ambiental e a formação de atitudes conscientes. O terceiro traz um relato de experiência acerca das práticas pedagógicas realizadas com o público-alvo do Ensino Fundamental II, os resultados obtidos e uma breve discussão. Ademais, os questionários aplicados, as palestras, visita a campo e aplicação do jogo didático permitiram um acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes frente ao processo de EA, inicialmente identificando as problemáticas envolvendo as práticas agrícolas, para posterior teorização de conceitos bases a exemplo de bacia hidrográfica, visando compreender melhor os dilemas locais. Tudo isso pode ser avaliado com a execução do jogo didático, que com um conjunto de perguntas e respostas mostravam a evolução dos saberes ambientais.

Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA
Interno - 754.838.745-87 - AUCEIA MATOS DOURADO
Externo à Instituição - LIVÂNIA NORBERTA DE OLIVEIRA