Banca de DEFESA: WESLEY CRUZ SANTANA

DISCENTE: WESLEY CRUZ SANTANA
DATA: 27/06/2022
LOCAL: DED
TÍTULO: REFLORESTANDO O SABER: PRODUÇÃO E PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS A PARTIR DE ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE
PALAVRAS-CHAVES: Espécies nativas. Caatinga. Reflorestamento
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo tem o objetivo de desenvolver ações de arborização a partir da produção de mudas nativas na Escola Agrícola Professor Dimas Rabelo dos Santos que serão usadas para arborizar à escola, praças e vias públicas do município de Poço Verde. O município de Poço Verde sofre com as chuvas irregulares provocando secas prolongadas. Mesmo com o avanço em novas áreas para a produção agrícola o município está em vigésimo segundo lugar dentre as 75º cidades mais arborizadas do estado, mesmo ocupando essa posição é importante ressaltar que as espécies utilizadas não são nativas e estão sendo levadas para zona rural e povoados podendo ocasionar prejuízos para o bioma local, no município é encontrado a vegetação Caatinga do tipo hipoxerófila, bioma que possui uma lenta regeneração. Para desenvolvimento da pesquisa foram realizadas visitas na própria área da escola em busca de coletar sementes servirão para formar um banco de sementes para futuras produções na escola e até mesmo para aulas práticas. A busca por parceiros se deu por meio de órgãos públicos e privados como é o caso da prefeitura e secretaria do meio ambiente do município. Sendo realizado o plantio em praças, vias públicas e na escola mudas de ipê para inicio e desenvolvimento do projeto. Como produto desta pesquisa foi desenvolvido um aplicativo com capacidade gerar pontos geográficos que representará cada muda que forem plantadas gerando no final um mapa de distribuição, em cada ponto constará nome da pessoa que plantou e nome da instituição que produziu a muda. Foi alcançado com tal projeto um trabalho bastante consciente e dinâmico como os alunos que demonstraram interesse no tema central, bem como parceria com o município para que fossem alocadas mudas nos canteiros de uma praça.

Presidente - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA
Externo ao Programa - 2934462 - EWERTHON CLAUBER DE JESUS VIEIRA