A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: PEDRIANE INACIA OLIVEIRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRIANE INACIA OLIVEIRA DA COSTA
DATA: 30/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Auditorio do DGE
TÍTULO: O AGRICULTOR FAMILIAR COMO AGENTE TRANSFORMADOR: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BIODIGESTOR ANAERÓBIO COMO UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA DE SUBSISTÊNCIA EM UNIDADES PRODUTIVAS DO ASSENTAMENTO ROSA LUXEMBURGO II
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Biodigestor ; Agroecologia; Tecnologias Sociais
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A segunda metade do século XX foi marcada pela degradação do meio ambiente e seus efeitos negativos para a humanidade, trazendo à tona a problemática socioambiental. A partir desse período, as consequentes relações desarmônicas entre sociedade e natureza, desenvolvidas nos últimos séculos acentuaram as desigualdades sociais, bem como o modo de produção e consumo. A apropriação da ciência e da técnica pelo sistema capitalista, permitiu ao ser humano explorar de forma desenfreada os recursos naturais. No que tange a situação atual do Brasil, o uso desses recursos deve ser repensado, levando em consideração a atual situação de escassez, além das relações socioambientais dentro do espaço rural. A partir desta perspectiva, a integração da Educação Ambiental e a Agroecologia, pode ser utilizadas para a definição e aplicação de princípios ecológicos, utilizando-se da educação não-formal como um processo multidimensional, estabelecendo condições para: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto sujeitos; a capacitação para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de competências; exercício práticos que capacitam os indivíduos para uso das tecnologias sociais; replicação destas práticas no cotidiano de pequenas comunidades a fim de inserir modos de baixo custo/consumo de resíduos biodegradáveis. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo principal, realizar um estudo em unidades produtivas familiares, localizadas no município de São Cristóvão no Projeto de Assentamento Rosa Luxemburgo II. Tal estudo, teve por finalidade avaliar o potencial produtivo de energia renovável a partir do aproveitamento das fezes de animais por meio do desenvolvimento de um protótipo de um biodigestor coletivo. Tendo em vista a obtenção de um produto didático/tecnológico, para realização desta pesquisa foram adotadas oficinas práticas com os agricultores familiar, residentes no projeto de assentamento. O método adotado para obtenção de dados foi através da “Pesquisação”, permeado por: observação local, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas, oficinas práticas e registros fotográficos. Como resultado, foi possível envolver a comunidade local, na compreensão e aquisição desse processo de aprendizagem através da troca de conhecimentos formais e não formais, agregados ao uso do produto técnico proposto no presente trabalho. De modo que, esta tecnologia social venha a ser replicada em outros assentamentos que possuam caracteristicas semelhantes ao utilizado no âmbito desta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 754.838.745-87 - AUCEIA MATOS DOURADO
Externo ao Programa - 1730824 - RONALDO MISSURA
Externo à Instituição - IRINEIA ROSA DO NASCIMENTO

Notícia cadastrada em: 22/06/2022 11:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9