A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIENE DE CARVALHO SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIENE DE CARVALHO SANTANA
DATA: 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Polo de gestão PROFCIAMB
TÍTULO: A RELAÇÃO SOCIEDADE - NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PEDAGOGIA WALDORF: APROXIMAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA DA UFS - CAMPUS ITABAIANA
PALAVRAS-CHAVES: Sociedade - Natureza; Pedagogia Waldorf; Educação Infantil
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A relação entre sociedade-natureza é marcada por concepções e práticas que se mostram cada vez mais avassaladoras na forma como consome o mundo natural. Apesar de estar distante e indiferente à natureza, o ser humano encontra na educação meios para construir conhecimentos e transformar o modo como se relaciona com a vida. A presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar a Pedagogia Waldorf (PW) como um paradigma teórico-metodológico capaz de articular a relação sociedade - natureza na etapa da Educação Infantil (EI) para os discentes do curso de pedagogia da UFS – Campus de Itabaiana. Para tanto, serão elencados os princípios e fundamentos educacionais da PW, identificando a relação entre criança e natureza nesse contexto educacional, para então elaborar uma proposta de curso de extensão e implementá-lo, para os discentes de Pedagogia da UFS – Campus Itabaiana enquanto uma possibilidade criativa de experimentação. A pesquisa está fundamentada no método dialético através de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Entendendo que o porvir perpassa pelos cuidados que damos à primeira infância, espera-se contribuir para a construção de uma nova relação entre sociedade e natureza, alicerce para uma formação que permeie conhecimentos e reflexões sobre a importância de uma educação envolta nos diversos saberes e práticas, contextualizada com a natureza, desde a mais tenra idade, imprescindível para criar pontes no enfrentamento da problemática socioambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Externo ao Programa - 3216831 - JOSEILDA SAMPAIO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1188461 - JOSE AMERICO SANTOS MENEZES

Notícia cadastrada em: 25/05/2022 14:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9