A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE SILVA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE SILVA DE JESUS
DATA: 31/03/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: APRENDIZAGEM ATIVA ESCOLAR E A RELAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE SIMÃO DIAS-SE
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos sólidos, Educação Ambiental, Aprendizagem Ativa.
PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Os problemas socioambientais estão sendo cada vez mais discutidos no espaço escolar. De fato, o crescimento das cidades e das relações de consumo no mundo capitalista, promovem maior geração de impactos nos mais diversos tipos de ambientes. Logo, não é incomum perceber que a extração de recursos minerais, naturais para produção de produtos industrializados presentes na vida cotidiana do sujeito, intensificou na geração de resíduos sólidos e o descarte irregular em “lixões”, corroborando para a poluição dos rios, fruto das práticas rotineiras da humanidade. A contribuição supradita, reflete a necessidade de enfatizar debates e problematizações acerca da utilização dos recursos naturais em interferência na existência dos “lixões” e das relações socioambientais. Essa temática promoveria um olhar mais amplo dos estudantes dentro do campo ambiental. Muitas vezes, os estudantes não fazem ideia de como o mesmo é formado e das séries de problemáticas que eles promovem, seja no âmbito social, ambiental, saúde e econômico. Para esse problema socioambiental o olhar do estudante deve ser integrado a tal condição de abordagem por meio da utilização do recurso da aprendizagem ativa e as estratégias pedagógicas que tenham como um dos princípios básicos a colocação do estudante como centro do saber. O objetivo geral da pesquisa é analisar as potencialidades desenvolvidas nos estudantes a partir do uso de aprendizagem ativa na condução da problemática dos resíduos sólidos locais; como objetivos específicos, propomos primeiramente identificar os principais problemas gerados pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em Simão Dias; avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca da problemática de descarte inadequado dos resíduos sólidos na cidade; e, elaborar livro um paradidático que possa contribui com o processo de sensibilização acerca da problemática de resíduos sólidos. O método utilizado na pesquisa será o Hipotético-Dedutivo, as questões problemas da pesquisa são: a) Como a aprendizagem ativa pode contribuir para a construção do conhecimento acerca da problemática dos resíduos sólidos pelos estudantes? b) Quais os problemas gerados pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em Simão Dias? Para desenvolvimento do estudo a metodologia será organizada da seguinte forma: de cunho explicativa, pois busca compreender os fatores que corroboram para os impactos socioambientais, de procedimentos bibliográfico (livros, artigos, dissertações e teses), com 13 estações que contribuirá para a construção de um livro paradidático voltado para alunos da Educação Básica, estudantes do 6 ano B, que contempla 25 alunos da Escola Estadual João de Mattos Carvalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO
Externo à Instituição - GEISEDRIELLY CASTRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - DOUGLAS VIEIRA GÓIS

Notícia cadastrada em: 28/03/2022 11:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9