Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDIANE CONCEIÇÃO DE JESUS

DISCENTE: CLEIDIANE CONCEIÇÃO DE JESUS
DATA: 28/02/2022
LOCAL: Virtual
TÍTULO: PROBLEMATIZANDO INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Educação Inclusiva; Educação Problematizadora; Pessoa com Deficiência.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A crise ambiental ressalta a urgência de uma educação ambiental (EA) como forma de gerar novos conhecimentos que possam reconstruir as relações entre sociedade e natureza, e que possam responder os desafios impostos pelo desequilíbrio ambiental. A EA passou a ganhar notoriedade com conferências e movimentos mundiais nas quais deram origem aos seus princípios norteadores. Os tais princípios aproximam-se da perspectiva inclusiva de pessoas com deficiência (PcD) no processo de construção da aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa é aplicar a metodologia da problematização através do Arco de Maguerez como um caminho para o ensino-aprendizagem crítico de Ciências Ambientais, bem como incluir alunos com deficiência de escolas da rede pública na aprendizagem de temáticas ambientais. Essa pesquisa terá como lócus de aplicação a Escola Estadual Professor Hamilton Alves Rocha, no bairro Rosa Elze, localizado em São Cristóvão, Sergipe. Participarão dessa pesquisa alunos do ensino médio, com e sem deficiências, matriculados nas mesmas classes comuns de ensino, bem como seus professores. Os discentes irão participar de uma sequência de atividades organizadas através das etapas do Arco de Maguerez em que terão como ponto de partida, aspectos da realidade socioambiental que envolve a comunidade em que está localizada a instituição de ensino, na qual deverão extrair e identificar os problemas existentes relacionadas ao descarte irregular de resíduos sólidos naquela localidade, para que em seguida possam atuar na resolução dos problemas observados. Os dados dessa pesquisa serão coletados por meio de questionários e formulários que irão compor o roteiro de atividades de campo. A análise dos dados ocorrerá por meio de análise de conteúdo e por meio de cálculo de frequência e percentual, que serão apresentados em gráficos e tabelas para posterior discussão. Esse trabalho tem como propósito, promover aos alunos com e sem deficiência, reflexões quanto as questões que envolvem as interferências da sociedade na natureza. Almeja-se, ainda, que essa proposta possa servir de referência para outras pesquisas que venham a ser desenvolvidas, e gerar dados que possibilitem nortear tomadas de decisões no que diz respeito às políticas públicas, e que fortaleçam a educação na perspectiva da educação inclusiva. Como produto educacional, será elaborado um guia de aplicação da metodologia da problematização com as etapas do Arco de Maguerez para o ensino de ciências ambientais. O material será destinado a professores de nível médio, e contará com instruções, formulários e questões com o intuito de facilitar a execução dessas atividades.

Presidente - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo ao Programa - 1940900 - ROSIANE DANTAS PACHECO
Externo ao Programa - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO