Banca de QUALIFICAÇÃO: SUMARA WEDJA DA SILVA MELO

DISCENTE: SUMARA WEDJA DA SILVA MELO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: SANEAMENTO AMBIENTAL NA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS ATRAVÉS DO DESIGN THINKING, SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE-PE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Metodologias Ativas. Ensino básico.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O saneamento ambiental reúne um conjunto de ações e serviços para promoção de salubridade ambiental e de saúde, visando a qualidade ambiental urbana. Em locais com saneamento inadequado há uma demanda por investimentos, cuja importância é mitigar os efeitos da degradação ambiental derivados da ausência de saneamento ambiental. Na contemporaneidade, há uma demanda crescente por uma educação ambiental crítica que objetive promover práticas educativas mobilizadoras de intervenção direta sobre os problemas socioambientais que afetam as comunidades. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo aplicar a metodologia do Design Thinking (DT) para a compreensão dos problemas socioambientais de saneamento ambiental presentes no entorno da escola São Francisco de Assis, em São José da Coroa Grande/PE. A cidade está situada em um bairro periférico da cidade e que convive com um grave déficit de serviços de saneamento. Do ponto de vista metodológico, o DT é uma abordagem que corrobora com princípios da educação ambiental crítica, sobretudo por centrar-se nas pessoas e permitir o estudo da relação sociedade e natureza. Assim, o DT possibilita direcionar os sujeitos a se voltar para sua realidade, identificando problemas a serem solucionados e favorecendo a contextualização de um tema. A pesquisa, pautada no método fenomenológico, assume uma abordagem qualitativa, cujo viés possibilita melhor compreensão de um fenômeno no contexto em que surge. O tipo de pesquisa adotado será o estudo de campo, de caráter exploratório, na medida em que possibilita conhecer um fenômeno e compreender um problema in loco. A coleta de dados será baseada na observação sistemática que consistirá, em linhas gerais, na elaboração e execução de um planejamento para registro dos fenômenos. Durante a execução das etapas metodológicas os dados serão sistematizados através de registros audiovisuais e anotações, os quais, posteriormente, serão organizados em quadros de análise. Os dados coletados e sistematizados serão analisados através de técnicas disponíveis na análise de discurso, seguindo critérios estabelecidos pelo DT. Espera-se como resultado desta pesquisa identificar e analisar os principais problemas e impactos socioambientais ligados ao saneamento vivenciados pela comunidade escolar, ao passo em que será elaborado e lançado um website como produto técnico da pesquisa.

Interno - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 311.521.805-25 - LUIZ CARLOS SOUSA SILVA
Externo à Instituição - EDILMA NUNES DE JESUS
Externo à Instituição - CARLEY RODRIGUES ALVES