Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTH GRAZIELA DOS SANTOS

DISCENTE: RUTH GRAZIELA DOS SANTOS
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ENSINO HÍBRIDO PARA REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DA MONOCULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR E AS INJUSTIÇAS SOCIOAMBIENTAIS, EM UMA ESCOLA DE JAPARATUBA, SE
PALAVRAS-CHAVES: Agronegócio. Aprendizagem Ativa. Educação Ambiental Crítica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

No Brasil percebe-se a necessidade da introdução de metodologias educativas que promovam uma racionalidade crítica acerca do que é estudado, que promovam a correlação do conteúdo ministrado com o cotidiano do educando e que valorizem ambientes de aprendizagem que promovam a formação do aluno enquanto sujeito do processo. Seguindo essa linha de pensamento, o Ensino Híbrido a partir de suas perspectivas sobre o fazer pedagógico, destaca-se como uma das abordagens de ensino que busca promover nos estudantes tais atitudes supracitadas, pautadas na aprendizagem ativa. Acredita-se que o Ensino híbrido apresenta potencialidades pedagógicas para trabalhar com inovações tecnológicas que despertem nos alunos uma racionalidade crítica mesmo em salas de aulas tradicionais. O município de Japaratuba é um dos produtores de cana-de-açúcar do estado de Sergipe e tem sofrido com as mazelas socioambientais que o agronegócio canavieiro produz. A atividade canavieira tem tomado proporções socioambientais que necessitam de políticas públicas mais eficazes, bem como seu cumprimento e fiscalização atuante. A escrita desse trabalho deu-se a partir de reflexões feitas sobre tais questões e sobre a compreensão e entendimento do papel da escola na sociedade, no que diz respeito à formação das pessoas, o que permitiu definir as questões da pesquisa: Quais os impactos socioambientais gerados pelas práticas do agronegócio na perspectiva dos alunos do Colégio estadual José de Matos Teles, no município de Japaratuba? Como o uso do Ensino Híbrido na escola poderá promover reflexões nos estudantes acerca dos impactos socioambientais gerados pela monocultura da cana-de-açúcar e sobre as injustiças socioambientais causadas pelo agronegócio em Japaratuba? De que modo à criação de um produto didático poderá auxiliar na propagação de saberes sobre os impactos da monocultura da cana-de-açúcar e reflexões no tocante às injustiças socioambientais, no município de Japaratuba? O objetivo geral desse trabalho é analisar o uso do Ensino Híbrido como abordagem ativa para reflexão dos impactos socioambientais relacionados à monocultura da cana-de-açúcar e das injustiças socioambientais do agronegócio, junto aos estudantes do Colégio Estadual José de Matos Teles, em Japaratuba, Sergipe. A pesquisa, pautada no método fenomenológico, caracteriza-se pela abordagem qualitativa, com pesquisa de campo do tipo exploratória. Será executada junto aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual José de Matos Teles, situado no município de Japaratuba, Sergipe. Como técnica de pesquisa, será utilizada a observação participante ao longo do desenvolvimento das estratégias de Ensino Híbrido: rotação por estações, rotação individual e sala de aula invertida. Espera-se que com esse trabalho os alunos consigam a partir da introdução de uma abordagem ativa identificar os impactos socioambientais gerados pelo exercício da atividade canavieira no município e que as práticas realizadas, associadas ao Ensino Híbrido contribuam para promover reflexões sobre tais impactos e injustiças ambientais derivadas do agronegócio canavieiro, além de auxiliar os professores através do Guia Didático a construírem aulas que utilizem as estratégias de ensino do Ensino Híbrido para despertar a criticidade e promover autonomia nos alunos.

Presidente - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Interno - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 973.687.095-20 - ANGÊLO FRANCKLIN PITANGA
Externo à Instituição - ELINE ALMEIDA SANTOS