Banca de DEFESA: MARIA BEATRIZ DE JESUS SILVA

DISCENTE: MARIA BEATRIZ DE JESUS SILVA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: Processo de ocupação das margens do rio Real: consequências socioambientais em Tobias Barreto (SE)
PALAVRAS-CHAVES: Sistema margens-rio; Ambiente Urbano; Pressões Antrópicas; Ciências Ambientais; Educação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Historicamente as civilizações desenvolveram-se a partir das proximidades de corpos hídricos e especificamente dos rios com o intuito de facilitar a captação e consumo d’água. Entretanto, o uso e ocupação do solo nas proximidades dos rios passaram a desencadear diversos problemas socioambientais. Logo, o presente trabalho tem por objetivo analisar as consequências socioambientais associados ao processo de uso e ocupação das margens do Rio Real em Tobias Barreto-SE, ponderando o sistema margens-rio como um cenário de prática educativas no sistema de educação formal. Sendo assim, esta baliza-se por meio da abordagem de análise GTP (Geossistema/Território/Paisagem), o qual tendo como autor Bertrand, buscando analisar o espaço geográfico de forma integrada, ponderando as inter-relações existentes entre os seres humanos e a natureza. Acompanhando a teoria do GTP, os procedimentos metodológicos têm como base três etapas: Gabinete, campo e síntese. O estudo bibliográfico foi realizado a partir de livros, teses, dissertações e artigos, bem como foi analisado dados do IBGE, CPRM e ANA, os quais contribuíram para um melhor entendimento do local de estudo. A pesquisa possui três questionamentos que norteiam toda a discussão aqui elencada, são elas: Quais as causas e consequências socioambientais desencadeadas pelo processo de uso e ocupação das margens do Rio Real? Qual a relevância das Ciências Ambientais na compreensão dos problemas socioambientais existentes nas margens do Rio Real? Quais práticas de ensino e aprendizagem podem contribuir para o desenvolvimento do saber ambiental? Como grande parte das cidades brasileiras, Tobias Barreto também se desenvolveu nas proximidades do rio, porém o uso e ocupação dessas áreas juntamente com a ineficiência da infraestrutura urbana, contribuíram para alterações na paisagem. Conforme observado in loco, além das construções habitacionais que por si só já desencadeia modificação da dinâmica fluvial, nas margens do rio existe a presença de tubulações de esgotos domésticos que são direcionados para o corpo hídrico, além dos despejados constantes de resíduos sólidos. Em decorrência disso, a água do rio expõe-se de forma putrefa, apresentando forte odor e cor escurecida afetando a qualidade e consequentemente a disponibilidade da mesma, deixando evidente a necessidade de insistentes trabalhos educacionais. Assim, compreendendo que a escola se apresenta como um espaço de socialização, fornecendo possibilidades para que os educandos possam através do ensino das Ciências Ambientais conhecer melhor e refletir sobre os problemas socioambientais da localidade onde moram, sensibilizando-se, transformando suas atitudes e valores. Desse modo, buscando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, a pesquisa realizada resultou na construção de um E-book, o qual intitulado “Práticas Pedagógicas nas Ciências Ambientais: A interdisciplinaridade em Ação”, busca contribuir com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem a partir de práticas pedagógicas que integrem os conteúdos escolares a realidade dos discentes.

Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA
Externo à Instituição - MARIA LUZINEIDE GOMES PAULA
Externo à Instituição - FELIPPE PESSOA DE MELO