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Banca de DEFESA: WILLIAMS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAMS DOS SANTOS
DATA: 21/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: A PESQUISA-AÇÃO COMO FUNDAMENTO EPISTEMOLÓGICO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: um olhar sobre a formação de pedagogos no que se refere a Educação Ambiental Crítica.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Formação de professores. Pesquisa-ação.
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

O presente estudo apoiou-se na ideia de que a pesquisa-ação é uma proposta epistemológica e pedagógica a ser adotada de modo efetivo no curso de Pedagogia, voltada a Educação Ambiental. Consideramos no contexto histórico e contemporâneo a existência de uma problematização que aponta a Pedagogia impregnada pela lógica capitalista e da ciência fragmentadora do conhecimento que precisa ser repensada. Para tanto questionou-se: de que modo a pesquisa-ação contribui para formação de pedagogos, no que se refere a Educação Ambiental Crítica? Nosso objetivo foi avaliar as contribuições oferecidas pela pesquisa-ação enquanto fundamento epistemológico de construção de conhecimento coletivo, no processo de formação de pedagogos, no que se referente a Educação Ambiental Crítica voltada para práticas que estimulem a interdisciplinaridade e autonomia de reflexão-ação-reflexão. A pesquisa seguiu o método ativo e os procedimentos de pesquisa estiveram baseados na pesquisa de campo e na pesquisa-ação com abordagem qualitativa, descritiva e explicativa de acordo com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo sobre a formação docente; pesquisa documental; aplicação de um questionário junto a alunos da graduação e entrevista com docente do curso de graduação em Pedagogia que foram submetidos aos sujeitos participantes da pesquisa de modo virtualizado em função da pandemia de covid 19; análise dos dados de acordo com análise de conteúdo. Além disso, também fez parte do trabalho a organização e docência em atividade de capacitação, por meio de um curso de formação profissional (extensão universitária) destinado a pedagogos em formação, mas que se amplia para docentes do ensino superior e da educação básica. O curso de formação pedagógica está pautado nos princípios epistemológicos da pesquisa-ação, voltada a Educação Ambiental Crítica e sua oferta segue os princípios da modalidade de ensino a distância, estando disponibilizado na rede mundial de computadores, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) hospedado pela Faculdade Amadeus que é o locus da pesquisa. O curso possui aderência com o PROFCIAMB, gerará impacto pela sua aplicabilidade, inovação e complexidade, pois resultou numa combinação de diversos conhecimentos por parte dos sujeitos envolvidos. Por fim, quanto aos resultados propostos, até o momento, o curso já está pronto para ser iniciado, pois a Faculdade Amadeus garantiu o apoio a aplicação do projeto do curso a partir de junho de 2021. Ainda com relação aos resultados, pode-se destacar que tivemos um retorno dos questionários e entrevista significativo, mesmo diante da falta de contato presencial com os sujeitos e este sinaliza a necessidade de um trabalho pedagógico ativo, contextualizado e que privilegie a pesquisa dentro do processo de formação de pedagogos no que tange a Educação Ambiental e que a pesquisa-ação se coloca como uma ferramenta que aponta efeitos benéficos quanto a esta questão. Nesse interim, a dissertação tem quatro capítulos, o primeiro sobre o contexto da formação de pedagogos, o segundo sobre a pesquisa-ação e seu caráter pedagógico, o terceiro sobre a educação ambiental no ensino superior da grande Aracaju e o quarto trará os resultados da pesquisa quanto produto didático. Por fim, salientamos que é preciso refletir sobre o fato de que a formação de professores é um ponto central do processo educacional e que necessitamos contribuir para a melhoria desse processo colaborando com as Instituições de Ensino Superior e com a sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA SOUZA COUTO

Notícia cadastrada em: 07/06/2021 09:18
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