Banca de DEFESA: ITALO SPINELLI DA CRUZ

DISCENTE: ITALO SPINELLI DA CRUZ
DATA: 20/07/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO: DIFERENÇA DO DESEMPENHO EDUCACIONAL ENTRE ZONAS RURAIS E URBANAS: UMA ANÁLISE QUANTÍLICA INCONDICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho educacional. Lacuna educacional rural-urbana. Tratamento de Efeito de Quantil
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

O Brasil dispõe de um sólido sistema de avaliação e diagnóstico da educação básica e da qualidade do ensino que ajudam a compreender os diferenciais no desempenho do aluno nas escolas em áreas rurais e urbanas. As discussões recentes na literatura aplicada centram-se na perspectiva de que não a localização em si que afetaria as diferenças de resultados, mas a combinação de outros fatores como as características dos alunos, das famílias, dos professores, das escolas, dentre outras. Nesta perspectiva o objetivo deste trabalho é avaliar se a localização na zona rural é um fator significativo para explicar o desempenho inferior nesta área nos municípios brasileiros no período de 2013-2017. Para tanto, será avaliado o impacto distributivo da variável binária localização da escola no desempenho acadêmico mantida constante a distribuição das outras características, por meio da estimação de Regressões Quantílicas Incondicionais e o Tratamento de Efeito de Quantil tendo como base os microdados da Prova Brasil Saeb para o 5º ano do ensino fundamental. A análise descritiva indica a presença de distorções nas notas da prova de matemática, quando feita a distinção urbano-rural das escolas, mostrando sinais para todas as regiões que o desempenho do estudante da zona rural é inferior ao da zona urbana. Já análise dos resultados estimados pelos modelos de regressão do tratamento de efeitos de quantil para avaliação do diferencial de desempenho rural-urbano indicam de forma robusta a presença de uma penalidade aos alunos da escola rural mesmo com um controle das variáveis estabelecidas na literatura aplicada. Sendo assim, julga-se importante e plausível avaliar a evolução do background formativo do aluno, tanto para fins de investigações futuras, como para efeitos de avaliação e formulação de políticas públicas educacionais.

Externo à Instituição - ANDRÉ BRAZ GOLGHER
Presidente - 3742946 - FABIO RODRIGUES DE MOURA
Interno - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA