Banca de DEFESA: GUSTAVO CONCEIÇÃO SANTOS

DISCENTE: GUSTAVO CONCEIÇÃO SANTOS
DATA: 13/05/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO: O IMPACTO DA POLÍTICA MONETÁRIA SOBRE A DESIGUALDADE DE RENDA: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DISTRIBUTIVA DO REGIME DE METAS BRASILEIRO (1996-2019)
PALAVRAS-CHAVES: Política Monetária; Regime de metas; Desigualdade de Renda; Canais de Transmissão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Destacando-se como uma opção alternativa aos regimes de câmbio fixo e de meta de agregado monetário na década de 1990, o regime de metas de inflação tornou-se o mecanismo disciplinador da política monetária em diversos países. Recentemente, a crise financeira de 2008 ocasionou impactos de magnitude global na estrutura econômica das nações. Não obstante, tem-se visualizado um contexto mundial abalado por choques na produção e desemprego drasticamente acelerado, consequentemente, o papel de interferência governamental expandiu-se por meio de ferramentas políticas, convencionais ou não de fomento ao impulso da atividade econômica, elevando o papel de destaque dos bancos centrais. No entanto, em meio à ampliação da atuação dos bancos centrais, a discussão em torno das consequências de suas políticas em termos distributivos foi reanimada paralelamente a ampliação do estudo da desigualdade e seus impactos ao desempenho econômico das nações. Dessa forma, o objetivo geral da seguinte dissertação é analisar os efeitos da política monetária no contexto das nações que adotam o regime de metas de inflação sobre a desigualdade de renda das mesmas. Para fomentar consistentemente este debate, o referido trabalho debruça-se sobre o uso do método Hipotético-Dedutivo, pesquisa descritiva e explicativa, além da estimação de modelos PVAR e suas respectivas funções de impulso-respostas. Os resultados auferidos revelam a existência de uma ligação entre políticas monetárias expansionistas e a redução de desigualdade de renda, bem como políticas monetárias contracionistas e a elevação da desigualdade de renda, além de apresentarem indícios de que o vínculo entre taxa de juros e desigualdade de renda é dado via canal da heterogeneidade da renda do trabalho.

Presidente - 1519365 - MARCO ANTONIO JORGE
Interno - 3742946 - FABIO RODRIGUES DE MOURA
Externo à Instituição - FABRICIO JOSÉ MISSIO

Notícia cadastrada em: 02/05/2022 15:28