Banca de DEFESA: ALEXANDRE PEDRO MOREIRA

DISCENTE: ALEXANDRE PEDRO MOREIRA
DATA: 14/04/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO: O IMPACTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NA MUDANÇA COMPORTAMENTAL EM ALUNOS DE REDE PÚBLICA DE SANTA LUZIA DO ITANHY - SE.
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Sociais, Empatia, Competências Socioemocional, Evolução interpessoal.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

As Tecnologias Sociais (TS) são resultantes do avanço do processo de resolução dos problemas cotidianos da sociedade. Fundam-se em conhecimento popular, criatividade e na disponibilidade de recursos da localidade qual emerge. As TS possuem objetivos explícitos de melhoria da qualidade de vida, inclusão social e empoderamento das parcelas menos favorecidas da população. Esta pesquisa discute os efeitos das TS no comportamento humano, daqueles que com elas interagem. Em seu recorte, o trabalho busca captar e identificar o impacto das TS desenvolvidas pelo IPTI no comportamento dos alunos do município de Santa Luzia do Itanhy, estado de Sergipe. Metodologicamente é uma abordagem bibliográfica, de cunho qualitativo e exploratório. A pesquisa faz uso dos instrumentos SENNA, ENRI, Escala LIKERT, Agregativo de Scarpi e Estocástico de Wilder para investigação empírica do estudo. Modela a população observada em dois grupos, tratado e controle. Os instrumentos mostraram que os alunos IPTI, grupo tratado, não possuem características socioemocionais e empáticas mais aprimoradas de que alunos que não participaram dos projetos, grupo controle. Do grupo tratado foram selecionadas amostras compostas por alunos veteranos de cada uma daquelas TS, estruturando os grupos focais. Os resultados, do ponto de vista dos grupos focais, demonstraram que as TS em exame se apresentaram como importantes ferramentas de transformação social, contribuindo positivamente no comportamento interpessoal dos participantes quanto aos aspectos de empatia e competências socioemocionais. Todavia os resultados, segundo os instrumentos de medição, averiguados entre os grupos tratado e controle, não comprovaram evidências empíricas significativas. A conclusão obtida ao final da investigação é a de que as TS do IPTI são relevantes no processo de desenvolvimento pessoal de seus alunos, mas necessitam avançar em metodologias para evolução interpessoal dos mesmos. O Instituto deve estabelecer um método de acompanhamento satisfatório que possa mensurar os impactos reais de suas TS nos alunos e na comunidade que está inserido, antes, durante e posterior aos projetos.

Interno - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Externo à Instituição - LUCIANO RICARDIO DE SANTANA SOUZA
Presidente - 1685892 - LUIZ CARLOS DE SANTANA RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 08/04/2022 22:41