Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PEDRO FERREIRA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PEDRO FERREIRA BARBOSA
DATA: 18/06/2024
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: Bacillus aryabhattai como atenuador do estresse por restrição hídrica na cultura do milho
PALAVRAS-CHAVES: Parâmetros ecofisiológicos, promoção de crescimento, rizobactéria, tolerância à seca, Zea mays L.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O milho (Zea mays L.) é uma das culturas de maior consumo e produção em todo o planeta, porém suscetível a perdas de produtividade devido a condições climáticas adversas, especialmente a seca, cuja incidência tende a aumentar devido as mudanças climáticas. O estresse por restrição hídrica é considerado como o principal fator abiótico que afeta o desenvolvimento das plantas, resultando em graves perdas de produtividade em culturas agrícolas. Uma alternativa promissora para promover maior tolerância das plantas à seca é a utilização de rizobactérias, como Bacillus aryabhattai. A rizobactéria têm demonstrado eficácia na atenuação do estresse por restrição hídrica em variadas culturas. Assim, esta tese tem como objetivo avaliar o impacto de B. aryabhattai na atenuação do estresse por restrição hídrica na cultura do milho. Foram realizados três experimentos, um em casa de vegetação e dois na fazenda experimental Campus Rural da Universidade Federal de Sergipe. O experimento I foi realizado de setembro a novembro de 2023, com o objetivo avaliar o efeito de B. aryabhattai cepa CMAA 1363 (posteriormente utilizada nos experimentos II e III) em plantas de milho sob condições hídricas ideais e restrição hídrica. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com dois manejos hídricos, condição hídricas ideais (80% da capacidade de retenção de água no solo) e restrição hídrica (30% da capacidade de retenção de água no solo), com e sem inoculação pela rizobactéria, resultando em quatro tratamentos distintos, com oito repetições por tratamento. Foram avaliados o teor relativo de água (TRA), extravasamento de eletrólitos, índices de clorofila Falker, fluorescência transiente da clorofila a e parâmetros morfoagronômicos, posteriormente serão avaliados os teores de osmorreguladores (prolina, aminoácidos, proteínas e açúcares solúveis) e capacidade enzimática antioxidante das enzimas SOD (superóxido dismutase), CAT (Catalase) e APX (ascorbato peroxidase). Os experimentos II e III foram realizados de janeiro a abril de 2024, com o objetivo de caracterizar o impacto da inoculação com B. arybhattai na atenuação do estresse por restrição hídrica durante a fase vegetativa e reprodutiva da cultura do milho, respectivamente. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com dois manejos hídricos, condição hídricas ideais (100% da evapotranspiração da cultura) e restrição hídrica (50% da evapotranspiração da cultura), com e sem inoculação pela rizobactéria, resultando em quatro tratamentos distintos, com quatro repetições por tratamento. Foram avaliados TRA, extravasamento de eletrólitos, índices de clorofila Falker, fluorescência transiente da clorofila a e parâmetros morfoagronômicos (exceto experimento III), posteriormente serão avaliados os parâmetros produtivos. Diante dos resultados parciais obtidos em todos experimentos, tanto sob condições hídricas ideais, como restrição hídrica, B. aryabhattai proporcionou alterações ecofisiológicas benéficas, como melhorias nos índices de clorofila e na fluorescência transiente da clorofila a, junto ao aumento do TRA e diminuição do extravasamento de eletrólitos sob restrição hídrica, além de propiciar incrementos nos parâmetros morfoagronômicos nos experimentos I e II. Logo, B. aryabhattai se destaca como promotor crescimento e tolerância à seca na cultura do milho.

Externo ao Programa - 1125822 - ALINE DE ALMEIDA VASCONCELOS
Interno - 262.068.308-45 - LUIZ FERNANDO GANASSALI DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI
Interno - 2483844 - RENATA SILVA MANN