Banca de DEFESA: ILZE MARIANE OLIVEIRA MATOS

DISCENTE: ILZE MARIANE OLIVEIRA MATOS
DATA: 05/02/2024
LOCAL: Mini auditório do CCBS/UFS - São Cristóvão
TÍTULO: Tendência e incidência de sífilis congênita, gestacional e indicadores do Previne Brasil no município de Aracaju, Sergipe, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária a Saúde; Gestão em Saúde; Financiamento da assistência à saúde, HIV; Política de Saúde; Sífilis congênita.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum e que, apesar de ser facilmente diagnosticada e possuir um tratamento de baixo custo, perdura como um importante problema de Saúde Pública, sendo responsável por elevadas taxas de mortalidade, sendo a sua erradicação uma preocupação global. A Atenção Primária em Saúde (APS) é considerada a principal e mais adequada forma de acesso da população ao sistema de saúde. O novo modelo de financiamento federal, o programa Previne Brasil (PB) incorpora novas formas de repasse. Um dos componentes é o Pagamento por Desempenho, levando em consideração a relevância clínica e epidemiológica das condições de saúde ainda prevalentes no Brasil e destacando metas a serem atendidas para melhoria do acesso populacional e qualidade na assistência prestada. Com ênfase nos indicadores: Proporção de gestantes com realização de exame para sífilis e HIV e Proporção de gestante com realização de pré-natal. Desta forma questiona-se: Houve alguma influência do novo modelo de financiamento da atenção básica nas taxas de transmissão vertical de sífilis no município de Aracaju? Objetivo: Analisar a tendência temporal e o mapeamento da incidência de sífilis congênita e gestacional e os indicadores de desempenho do Previne Brasil relacionados ao pré-natal em Aracaju-SE. Método: Trata-se de um estudo ecológico, exploratório, de série temporal e abordagem quantitativa, realizado município de Aracaju, com coleta de dados retrospectivos através dos relatórios de indicadores de desempenho sob guarda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju SE, nos anos de 2020 2022 e dados secundários de acesso público, disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), referentes aos casos de sífilis congênita e gestacional. Resultado: Observado uma predominância dos casos de sífilis gestacional nas seguintes variáveis (faixa etária de 20-39 anos, diagnóstico no terceiro trimestre e parceria sexual sem realizar tratamento. Houve um aumento expressivo nos casos de sífilis congênita a partir de 2018. Conclusão: A tendência temporal dos casos de sífilis congênita e gestacional evidenciou um padrão crescente. Em relação ao Previne Brasil, especificamente ao componente de pagamento por desempenho, nota-se dificuldade em atingir o parâmetro estabelecido nacionalmente, obtendo sucesso apenas após revisão e diminuição da meta.

Presidente - 2661918 - JOSE ANTONIO BARRETO ALVES FAKHOURI
Interno - 2937474 - MARIA DO SOCORRO CLAUDINO BARREIRO
Interno - 3357466 - MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA GÓES
Externo ao Programa - 2771472 - MARIANGELA DA SILVA NUNES