Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO DE GOIS SOUZA

DISCENTE: DANILO DE GOIS SOUZA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: DIDATICA VII
TÍTULO: MODELAGEM DE RISCO ESPACIAL E ESPAÇO-TEMPORAL DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO NO BRASIL: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL (2000-2022)
PALAVRAS-CHAVES: Suicídio; mortalidade; estudos de séries temporais; análise espaço-temporal;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Introdução: O suicídio está entre as principais causas de morte no mundo, constituindo-se grave problema de saúde pública global segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Agravo que se apresenta em ascensão em muitos países e afeta indivíduos de todas faixas etárias, contribuindo para um custo social e econômico elevado. O Brasil está entre os dez países em números absolutos de casos de suicídio, acarreta em elevados custos ao sistema de saúde tornando essa realidade em um grave problema público. As técnicas de análise espacial contribuem para a caracterização territorial que é essencial no reconhecimento da complexidade e dinâmica da mortalidade por suicídio no Brasil, afim de direcionar ações de promoção e prevenção conforme as reais necessidades da população exposta ao agravo. Objetivo: Analisar a distribuição espacial, temporal e espaço-temporal da mortalidade por suicídio no território brasileiro. Materiais e métodos: Estudo ecológico, de série temporal, através de técnicas de análise espacial e espaço-temporal com dados secundários obtidos a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade de janeiro de 2000 até dezembro de 2022. As variáveis categóricas foram descritas por meio de frequência absoluta e relativa e as variáveis numéricas pelas medidas de tendência central e dispersão independentes. Tendências temporais foram calculadas pelo método de regressão de Poisson através do Joinpoint Regression. As inferências de estatística espacial e análises poligonais foram realizadas e mapas coropléticos produzidos através dos softwares TerraView e QGIS. A análise espaço-temporal foi executada para identificar aglomerados espaço-temporais de alto risco para mortalidade por suicídio através do SaTScan. Resultados: Foram registrados 224.381 óbitos por suicídio no Brasil. Os maiores percentuais de casos estavam distribuídos nas regiões Sudeste (37,67%) do país. A maioria dos óbitos correspondem a indivíduos do sexo masculino (78,76%), de cor branca (51,45%), solteiros (50,02%), nas faixas etária de 20 a 39 anos (42,76%) e 40 a 49 anos (32,61%) com escolaridade entre 4 e 7 anos de estudo (22,74%). A maior parte dos óbitos foram provocadas por Lesão autoprovocada intencionalmente por enforcamento, estrangulamento e sufocamento (63,60%). A análise temporal da mortalidade por suicídios no Brasil por regiões, gênero e grupo etário revelou tendência crescente com AAPC de 2.6 (CI95%: 2.3 a 3.0; p-value: <0,05). A distribuição das taxas de mortalidade brutas e as taxas suavizadas por suicídio foram exibidas nos mapas. Durante o período de estudo, observamos que as taxas brutas revelam áreas de alta mortalidade no Sul, Centro-Oeste e norte do país. Quanto às taxas suavizadas, notamos que elas exibem índices mais elevados de mortalidade por suicídio nas regiões sul e norte, com números mais discretos na região Centro-Oeste. Conclusão: A mortalidade por suicídio no Brasil prevaleceu nos indivíduos do sexo masculino, solteiros, na faixa etária de 20 a 39 anos. O principal local de ocorrência foi o domicílio e a lesão autoprovocada intencionalmente por enforcamento estrangulamento e sufocamento foi o método mais utilizado. A tendência da mortalidade por suicídio foi crescente, com distribuição heterogênea dos casos e principal área de risco identificada na região Sul, Centro-Oeste e norte do país.

Presidente - 2030768 - ALLAN DANTAS DOS SANTOS
Interno - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Interno - 3357466 - MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA GÓES
Externo ao Programa - 1347234 - KARINA CONCEICAO GOMES MACHADO DE ARAUJO