Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA DOS SANTOS

DISCENTE: NAYARA DOS SANTOS
DATA: 20/12/2023
LOCAL: PPGEN São Critóvão/https://meet.google.com/coj-anhv-rci
TÍTULO: Babaçu na Nefropatia Induzida por Contraste no Fator de Risco Isquemia Reperfusão: Estudo Experimental Pré-Clínico
PALAVRAS-CHAVES: Lesão Renal Aguda; Isquemia; Contraste Iodado; Plantas medicinais; Fator de Risco.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

Introdução: A nefropatia induzida por contraste (NIC) tem se caracterizado por uma complicação iatrogênica. É a terceira causa de LRA intra-hospitalar, visto a ampla utilização dos meios de contraste para intervenções e diagnósticos. Objetivo: Avaliar o efeito do Attalea speciosa (Babaçu) na NIC em modelo de fator de risco pré-clínico de isquemia reperfusão. Métodos: Foram utilizados 43 ratos da raça Wistar, randomizados nos seguintes grupos experimentais: a) SHAM; b) SHAM + babaçu (BBC) : dose- 60 mg/kg via oral; c) SHAM + contraste (CN): 6 ml/kg, via intraperitoneal; d) Isquemia (ISQ); e) ISQ + BBC; f) ISQ + CN; g) ISQ + CN + BBC. Os parâmetros fisiológicos como peso, ingestão de ração e água, razão peso do rim e peso do animal; função renal (clearance de creatinina, proteinúria e uréia) e perfil oxidativo (peróxidos, TBARS e NO urinários), foram avaliados e seus resultados expressos em média ± desvio padrão. A variância entre os grupos foi analisada por meio do teste One Way ANOVA, seguida do pós-teste de comparações múltiplas de Tukey do programa estatístico Graph-Pad Prism version-8 for Windows®. foram considerados significativos os valores de p < 0,05. Resultados: Houve redução no peso corporal dos animais submetidos a isquemia e um aumento na ingestão de água e maior volume urinário no grupo isquemia mais contraste iodado (p<0,05). A creatinina urinária apresentou diminuição nos grupos isquemia sendo inversamente proporcional a creatinina plasmática, a qual apresentou elevação significativa no grupo isquemia e contraste. Houve redução significativa no clearance de creatinina (p<0,05), demonstrando o impacto do contraste iodado associado a isquemia. A proteinúria não revelou alterações e a uréia foi significativa maior no grupo isquemia com contraste. O Babaçu reverteu esses parâmetros (p<0,05). O estresse oxidativo foi elevado em todos os parâmetros avaliados (Peróxidos, TBARS e NO urinários) no grupo isquemia que recebeu o contraste iodado. O pré-tratamento com o Babaçu diminuiu a oxidação (p<0,05). Conclusão: O presente estudo revelou a ação nefroprotetora do Babaçu frente a NIC associada ao fator de risco isquemia-reperfusão. Estudos experimentais pré-clínicos têm demonstrado a importância da inovação terapêutica por meio da fauna e flora do Brasil. Portanto, o resultado desta pesquisa poderá subsidiar novas práticas assistenciais orientadas para a segurança e melhoria da saúde da população.

Presidente - 944.878.631-04 - CASSIANE DEZOTI DA FONSECA
Interno - 2320427 - LEONARDO YUNG DOS SANTOS MACIEL
Interno - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS
Externo à Instituição - NAILA ALBERTINA DE OLIVEIRA