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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA RAFAELA DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA RAFAELA DOS REIS
DATA: 06/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala ECHO
TÍTULO: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA MELHORA DO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS SOBRE A INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência cardíaca; Conhecimento; Enfermagem; Intervenção educativa.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica
RESUMO:

Introdução: o quanto bem-preparados os enfermeiros estão para fornecer orientações para o autocuidado dos pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC) influenciará a taxa de readmissão e mortalidade. Nesse contexto, destaca-se a utilização de uma intervenção educativa para promover o ganho de conhecimento do enfermeiro. Objetivo: avaliar o impacto de uma intervenção educativa na melhora do conhecimento de enfermeiros sobre. Método: estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, desenvolvido em três momentos com 117 enfermeiros em cinco instituições de saúde que presta atendimento cardiológico no estado de Sergipe. A intervenção educativa utilizada aplicou um vídeo educativo, com duração de 8 minutos e 32 segundos, baseado nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-2018 e 2021). O conhecimento dos enfermeiros foi avaliado por meio de um instrumento validado no Brasil, denominado Q-CENIC. Para análise dos dados antes e após intervenção, foi aplicada a análise descritiva da avaliação da significância das respostas dos enfermeiros e aplicados os testes de McNemar, Q de Cochran e Greenhouse-Geisser para comparação dos dados pareados com nível de significância de p < 0,05. Resultados: na amostra houve predomínio do sexo feminino (70,9%), a maioria dos participantes (42,5%) está na faixa etária de 30 a 40 anos, tempo médio de experiência entre 2 e 5 anos (27,4%) e apenas 7,7% possue especialização para o cuidado de pacientes com doença cardiovascular. A média geral de acertos no questionário pré-teste e no pós-teste imediato foi (10,6± 2,0vs. 14,3 ± 0,9; p < 0,001) e após 30 dias foi de 13,2 ± 1,4 (p < 0,001). Ao comparar o impacto da intervenção observamos que o ganho de conhecimento entre os hospitais participantes é semelhante. Conclusão: O estudo confirmou a eficácia da intervenção na aquisição ou ampliação do conhecimento dos enfermeiros no manejo da IC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS
Interno - 1506112 - FERNANDA GOMES DE MAGALHÃES SOARES PINHEIRO
Interno - 1120444 - JUSSIELY CUNHA OLIVEIRA
Interno - 3253450 - RITA DE CASSIA ALMEIDA VIEIRA
Externo à Instituição - SARA MICHELLY GONÇALVES BRANDÃO

Notícia cadastrada em: 23/11/2023 15:25
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