Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSIANA PENHA DA SILVA ALMEIDA

DATA: 28/11/2023
LOCAL: Sala Echo
TÍTULO: Validação de Modelo de Negócio na Área da Saúde Utilizando Lean Startup
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Tecnologia e Inovação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

Introdução: Lean startup refere a uma metodologia que utiliza diferentes ferramentas para empreendedorismo experimental, com a finalidade de desenvolver e entregar um produto mínimo viável (MVP), a versão simplificada do produto que visa testar e validar as hipóteses de forma tangível. A metodologia ajuda empreendedores a testar soluções inovadoras em que os resultados apoiam suas suposições ou inspiram o empreendedor a mudar, assim evitando erros e aumentando a probabilidade de sucesso. Objetivo: Validar um modelo de negócio, focado no controle e prevenção de doenças infecciosas. Método: A pesquisa ocorreu em 4 fases: 1– Identificação das hipóteses e criação do quadro modelo de negócio delineado no Business Model Canvas (BMC), 2 – Teste das hipóteses através de pesquisa de opinião utilizando como recurso um roteiro de entrevista do problema, 3 – Teste da solução ao apresentar proposta de valor e MVP aos participantes e identificar sua opinião, 4 – redefinições do modelo de negócio delineado no BMC. Resultados: O quadro do modelo de negócio foi delineado no BMC. A pesquisa de opinião foi realizada com 60 pais de crianças em idade pré-escolar, com média de idade de 36,1 (±5,75) anos e mediana de 36 anos. O relato de 75% dos participantes indica que os filhos costumam adoecer, quatro a oito vezes ao ano, o que aponta recorrência de doenças infecciosas. O grau de importância autorreferida pelos pais sobres os problemas levantados na pesquisa aponta que 70.0 % deles atribuí doenças infecciosas a baixa adesão a medidas de higiene e que 80.0% deles considera higienização das mãos como um hábito essencial importante e pouco utilizado para manutenção da saúde na população brasileira. Conclusão: O modelo de negócio delineado permitiu validar a hipótese de recorrência de doenças infecciosas em crianças pré-escolares.

Presidente - 1645148 - ELIANA OFELIA LLAPA RODRIGUEZ
Interno - 1541701 - LIUDMILA MIYAR OTERO
Interno - 021.716.073-51 - IELLEN DANTAS CAMPOS VERDES RODRIGUES
Externo ao Programa - 1683105 - CARLOS ALBERTO ESTOMBELO MONTESCO