Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA BISPO DA SILVA

DISCENTE: TAMARA BISPO DA SILVA
DATA: 21/08/2023
LOCAL: Mini auditório do CCBS
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA PARA PREVENÇÃO DE DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM ADOLESCENTES ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do adolescente; dependência de tecnologia; tecnologia de informação e comunicação; cuidados de enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Introdução: A dependência tecnológica trata-se de um transtorno caracterizado pela inabilidade de controlar o uso de tecnologia de informação (TI) mesmo que esse uso já esteja causando impacto negativo nas principais áreas da vida do indivíduo. O adolescente é um público mais suscetível adesenvolver problemas comportamentais e outros distúrbios psicossociais. Objetivo: construir um material educativo voltado para prevenção da dependência tecnológica em adolescentes escolares. Método: A pesquisa ocorreu em 3 etapas: (1) estudo transversal para avaliar o grau de severidade da dependência de internet de adolescentes através do Instrumento Internet Addiction, (2) revisão de escopo a fim de sintetizar as principais orientações de prevenção e/ ou manejo de dependência tecnológica e (3) construção de material educativo para prevenção de dependência tecnológica em adolescentes escolares. Resultados: A pesquisa de campo foi realizada com 55 adolescentes matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Sergipe, sendo 28do sexo masculino, a idade média de 16,31 (±0,5) anos. O grau moderado correspondeu a 87,3 %, o que indica que a maioria dos participantes enfrentavam interferências recorrentes da internet no seu cotidiano. A revisão de escopo reuniu informações extraídas de 9 artigos publicados entre os anos de 2008 e 2021 que trazem medidas educativas para serem trabalhadas na escola e/ou família. Alerta sobre os prejuízos devido ao uso irracional da internet como: dificuldade na elaboração das atividades cotidianas e relações sociais, alteração no sono, sintomas depressivos e compulsivos, estilo de vida fragilizada entre outros. E, por fim foi construída a cartilha a qual foi dividida em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. O conteúdo textual delimitou-se em tópicos: o que é dependência tecnológica, como uma pessoa se torna dependente por tecnologias, quais os sinais de alerta e medidas de prevenção da dependência tecnológica. Conclusão: O material educativo elaborado oferece subsídio para que adolescentes possa identificar sua relação com a tecnologia e desperta para seu uso consciente.

Presidente - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Interno - 2030768 - ALLAN DANTAS DOS SANTOS
Interno - 1256120 - CAÍQUE JORDAN NUNES RIBEIRO
Interno - 1935503 - GLEBSON MOURA SILVA