Banca de DEFESA: JOSEFA RAYANE SANTOS SILVEIRA

DISCENTE: JOSEFA RAYANE SANTOS SILVEIRA
DATA: 10/04/2023
LOCAL: SALA ECHO - POLO DE GESTÃO - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
TÍTULO: IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA INCIDÊNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Análise espacial. Epidemiologia. Indicadores de Morbimortalidade. Leishmaniose Visceral.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Introdução: o Brasil é o país da América Latina que apresenta os maiores índices de notificação de leishmaniose visceral (LV), doença tropical negligenciada potencialmente letal quando não tratada oportunamente. A pandemia da covid-19 pode ter promovido uma redução da detecção de casos novos, devido à sobreposição geográfica das doenças e sobrecarga dos serviços de vigilância epidemiológica. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia da covid-19 na detecção de novos casos da LV no Brasil em 2020. Método: estudo ecológico, de série temporal (2015-2020) com técnicas de análises espaciais, cujas unidades de análise foram os 5.570 municípios brasileiros e que utilizou dados secundários extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população do estudo consistiu todos os casos novos de LV notificados no Brasil entre 2015 e 2020. O P-score foi considerado a variável primária para realização de inferências sobre o excesso ou déficit de notificações de casos novos de LV. A análise descritiva envolveu a caracterização da socioepidemiológica dos casos e mapeamento da incidência da LV e o P-score em níveis municipal e estadual. O Índice de Moran global univariado foi empregado para verificar a existência de dependência espacial. A análise LISA univariada foi utilizada para identificação de aglomerados espaciais. A varredura espaço-temporal retrospectiva de Kulldorff foi implementada para detecção de aglomerados espaço-temporais mensais de altas e baixas taxas de incidência de LV entre os municípios brasileiros. Os mapas coropléticos foram elaborados para representar os dados espaciais. Resultados: embora tenham sido esperados 3.627 casos novos de LV no Brasil em 2020, foram notificados 1.932 casos (-46,73%), cuja maioria foi composta por homens (68,53%), faixa etária entre 20 e 59 anos (50,88%), de cor de pele não branca (83,23%), com escolaridade <12 anos (36,44%) e com desfecho de cura (65,17%). Todas as regiões brasileiras apresentaram variação percentual negativa de detecção de casos novos de LV, destacando-se as regiões Sudeste (-54,70%), Norte (-49,97%) e Nordeste (-44,22%). Foi observada a ocorrência de dependência espacial da LV no território brasileiro em ambos os períodos, antes (2015-2019) e durante (2020) o primeiro ano da pandemia de covid-19. Contudo, houve redução importante da quantidade de municípios que compunham o cluster espacial de alto risco. O cluster espaço-temporal de alto risco foi composto por 1.549 municípios entre regiões Nordeste, Norte e Centro-oeste e ocorreu entre julho e dezembro. E o cluster de baixo risco foi composto por 2.349 municípios e ocorreu nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul, entre os meses de março e agosto, no qual foram notificados apenas 58 casos novos no Brasil em 2020. Conclusão: houve uma redução expressiva na incidência de casos de LV no Brasil durante o primeiro ano da pandemia. Os achados permitiram evidenciar áreas de maior redução e tais informações poderão servir de subsídio para avaliação das áreas de alto risco, alertando para o fortalecimento do sistema de vigilância sobre as áreas mais vulneráveis, para que as discussões e elaboração de estratégias de controle e prevenção sejam mais assertivas.

Presidente - 1256120 - CAÍQUE JORDAN NUNES RIBEIRO
Interno - 2928966 - SHIRLEY VERÔNICA MELO ALMEIDA LIMA
Interno - 2030768 - ALLAN DANTAS DOS SANTOS
Externo à Instituição - ÁLVARO FRANCISCO LOPES DE SOUZA