Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA DE ANDRADE SERRA AZUL

DISCENTE: DANIELA DE ANDRADE SERRA AZUL
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Miniauditório do DEN no CCBS Campus da Saúde
TÍTULO: EFEITO DA MÚSICA NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE NO PRÉ-OPERATÓRIO DE COLECISTECTOMIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Musicoterapia; Colecistectomia; Ansiedade; Ensaio Clínico Controlado Aleatório
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Os cálculos biliares constituem um problema que envolve o trato gastrointestinal que pode leva a necessidade de colecistectomia. Apesar de habitual, o procedimento cirúrgico, por ter muitos riscos associados, é uma situação que envolve ansiedade. Diversas medidas não- farmacológicas podem ser empregadas para reduzir a ansiedade pré-operatória. Dentre estas, a musicoterapia apresenta-se como uma prática benéfica a saúde da população. Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção musical na redução da ansiedade nos pacientes que foram submetidos à colecistectomia por videolaparoscopia em um Hospital Universitário Federal. Método: Trata- se de um ensaio clínico randomizado, uni-cego e controlado com 106 pacientes. Os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: um grupo controle (GC), no qual os pacientes submetidos a admissão padrão da unidade e à aplicação das escalas de avaliação de ansiedade, e um grupo intervenção (GI), composto por pacientes que após admissão padrão da unidade e foram submetidos à sessão de música de sua própria escolha durante o período que permaneceu na sala de preparo até o momento de encaminhamento a sala operatória. As variáveis categóricas e numéricas foram descritas por frequência absoluta e relativa. A normalidade dos dados foi testada pelo teste de Shapiro-Wilk. As associações entre as variáveis categóricas foram testadas usando o teste do Qui-quadrado de Pearson. O cálculo do escore para classificação da ansiedade foi realizado baseado na classificação determinada pelo IDATE (baixa ansiedade: 20 a 40 pontos; média ansiedade: 40 a 60; alta ansiedade: 60 a 80 pontos). A análise de variância para medidas repetidas (ANOVA) foi aplicada para testar as diferenças antes e após a intervenção. O tamanho do efeito da música foi analisado por meio da correlação Rank-Biserial e Quadrado Eta (η2), usando as diferenças observadas na ANOVA. Resultados: A amostra foi composta por 106 pacientes, em sua maior parte do sexo feminino (82,24%) com idade entre 38 a 47 anos (30,18%), da raça pardos (57,55%), estado civil casados (32,95%), não fumantes (96,23%), vida social ativa (85,85%), não praticantes de atividade física (50,94%) e com índice de massa corpórea indicando sobrepeso (31,12%). O grupo intervenção apresentou menores valores (p<0,001) de PA sistólica e PA diastólica em comparação com o grupo controle. Foi identificada diferença estatisticamente significativa no escore de ansiedade entre os grupos (p<0,001) e grande tamanho do efeito na redução da ansiedade foi notado após o procedimento de colecistectomia por videolaparoscopia (η2 = 0,186). Conclusão: Ouvir música é eficaz para reduzir a ansiedade de pacientes no pré-operatório de colecistectomia por videolaroscopia. Devendo ser incorporada aos protocolos institucionais para o manejo da ansiedade relacionada ao período perioperatório.

Presidente - 2865478 - ANDRÉIA CENTENARO VAEZ
Interno - 2661918 - JOSE ANTONIO BARRETO ALVES FAKHOURI
Interno - 1421210 - DAMIÃO DA CONCEIÇÃO ARAÚJO
Interno - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS