Banca de DEFESA: CARLOS CARVALHO DA SILVA

DISCENTE: CARLOS CARVALHO DA SILVA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Auditório da Engenharia Civil
TÍTULO: MODELAGEM ESPACIAL DA MORTALIDADE POR HOMICÍDIOS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Homicídios; Sistemas de Informação Geográfica; Análise Espacial; Análise Espaço-Temporal; Regressão espacial; Determinantes Sociais da Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Introdução: A violência é um desafio para a saúde pública, sendo observada como um problema de ordem social, que tem acompanhado a humanidade desde a antiguidade. O homicídio, manifestação máxima da violência interpessoal, é a principal causa evitável de morte. O coeficiente de mortalidade por homicídio é considerado um importante indicador para mensuração do impacto da violência nos grupos sociais. O Nordeste brasileiro sofre com a exacerbação da violência, com notoriedade para os homicídios. Objetivo: Analisar os padrões de distribuição espacial, temporal e espaço-temporal da mortalidade por homicídios e sua associação com os determinantes sociais da saúde nos municípios da região Nordeste do Brasil. Matérias e Métodos: Estudo ecológico, com abordagens espaço-temporais, considerando os determinantes sociais da saúde, realizado com dados secundários dos óbitos por agressões ocorridos nas unidades federativas da região Nordeste no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2019, obtidos por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/DATASUS), com exclusão dos casos com alocação municipal de residência ignorada e/ou incompleta. Os dados sociodemográficos e espaciais foram obtidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Instituto Brasileiro de Geografia. As estatísticas realizadas integraram análises de tendência temporal, espacial e espaço-temporal, além da realização da modelagem espacial para estudo da associação entre a mortalidade por homicídios e os determinantes sociais. Resultados: Foram registrados 353.089 óbitos. As características predominantes dos casos na região foram: sexo masculino, entre 20 a 29 anos de idade, de cor parda, baixa ou nenhuma escolaridade, solteiros e que ocorreram em via pública. A mortalidade aumentou de 2000 para 2019, com um acréscimo anual de 4,37 no sexo masculino e 3,57 no sexo feminino. Aglomerações espaciais e espaço- temporais de alto risco foram identificadas na costa litorânea dos estados. O modelo de regressão espacial demonstrou associação com os determinantes sociais, onde os fatores associados com a mortalidade por homicídios na população geral foram: índice de Gini, taxa de desemprego, renda, educação, proporção de pobres e proporção de pessoas em domicílios vulneráveis à pobreza e que gastam mais de uma hora até o trabalho. Desta forma, a mortalidade por homicídios apresenta tendência crescente na região Nordeste, principalmente em áreas de populações vulnerabilizadas. Conclusão: Os resultados deste estudo mostram a contribuição da análise integrada espaço- temporal para identificar as áreas de alto risco e os fatores associados para a mortalidade por homicídio. Essas análises em saúde pública possibilitam a identificação de áreas prioritárias para avaliação ou formulação de políticas públicas. Foram constatadas elevadas taxas do agravo no período de estudo, com tendência temporal crescente em todos os estados, exceto em Pernambuco. Identificou-se também áreas de alto risco com associação dos fatores de desigualdade socioeconômicas, devendo ser consideradas como prioridade para o delineamento e investimento em saúde.

Presidente - 2030768 - ALLAN DANTAS DOS SANTOS
Interno - 2928966 - SHIRLEY VERÔNICA MELO ALMEIDA LIMA
Interno - 1935503 - GLEBSON MOURA SILVA
Interno - 1256120 - CAÍQUE JORDAN NUNES RIBEIRO